Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, diz que "até haver vacina, esta situação vai durar meses"
"Este vírus é muito inteligente", garantiu Graça Freitas. "Isto não é coisa de uma quinzena, não é dois ou três meses. Até haver vacina, esta situação vai durar meses e vamos tentar baixar a pressão do vírus. Que se vai tentar replicar entre pessoas, só se replica em células de pessoas e vai tentar fazer o seu percurso."
Em conferência de imprensa, a diretora-geral de Saúde voltou a referir-se ao "planalto" de incidência máxima do coronavírus, e ao que "tudo aponta" se espera no final de maio. "Estas projeções são feitas com base no que acontece todos os dias."
Relacionadas
"Os casos são usados pelo Ministério como indicação de que tipo de planeamento, esforços, recursos, devem ser aplicados em cada semana e em cada sítio. Os portugueses têm que entender que não estamos a determinar nada. Depende de nós contrariar a atividade de um vírus que é muito inteligente, agressivo na forma como se transmite e que origina uma doença grave. Não podemos desmobilizar. Temos que contrariar a dinâmica do vírus", frisou.
Portugal regista hoje 120 mortes associadas à covid-19, mais 20 do que no sábado, e 5.962 infetados (mais 792), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Ministra da Presidência anuncia que situação de alerta devido à pandemia vai manter-se até ao final de julho
Média diária de novos casos no país desceu de 2.380 por milhão de habitantes há duas semanas para 1.560 à data de hoje
No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, o nosso país mantém a maior média da União Europeia (3,68)
Regime entra em vigor a partir do dia 24 de maio e prolonga-se até ao dia 30 de junho
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira