O especialista ainda questiona se é moralmente aceitável gastar os testes com jovens saudáveis quando há falta de material nos hospitais e asilos
Alguns clubes alemães como o Bayern e o Wolfsburgo já retomaram os treinos de uma forma condicionada visando o regresso da Bundesliga que, ao que tudo indica, irá recomeçar com jogos à porta fechada. Este cenário assusta o virologista Jonas Schmidt-Chanasit que alerta para os riscos deste cenário na propagação da Covid-19.
"Se os jogos à porta fechada se realizarem é natural que os adeptos se queiram juntar para assistir, e será muito difícil às autoridades impedir as concentrações", avisa o especialista que só admite total segurança dos espectadores caso os encontros não forem transmitidos na televisão. Jonas Schmidt-Chanasit ainda alerta para a necessidade dos jogadores terem se ser constantemente controlados, uma necessidade que também levanta algumas dúvidas. "Estamos numa luta para conservar os testes para os hospitais e asilos onde serão aplicados em pessoas que realmente precisam. É questionável gastá-los diariamente em jovens saudáveis só porque querem jogar futebol", frisa o virologista do Instituto Bernhard Nocht, em Hamburgo.
Convém assinalar que uma das razões que levou os médicos dos clubes portugueses a votarem a suspensão dos campeonatos. Há a clara noção que a transmissão de jogos vai originar o aglomerado de pessoas até em casas particulares aumentando assim o risco de contágio da Covid-19.
Ministra da Presidência anuncia que situação de alerta devido à pandemia vai manter-se até ao final de julho
Média diária de novos casos no país desceu de 2.380 por milhão de habitantes há duas semanas para 1.560 à data de hoje
No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, o nosso país mantém a maior média da União Europeia (3,68)
Regime entra em vigor a partir do dia 24 de maio e prolonga-se até ao dia 30 de junho
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções