Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Carlos Moedas deixou uma mensagem nas redes sociais
Seguir Autor:
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, lamentou esta terça-feira o "crime hediondo" que ocorreu esta manhã no Centro Ismaili, que provocou dois mortos, salientando a importância desta comunidade para a cidade.
"Foi com grande tristeza que recebemos a notícia do crime hediondo no seio da comunidade ismaelita lisboeta. Os meus sentimentos às famílias e a esta nossa comunidade tão importante para a cidade", escreveu Carlos Moedas, na rede social Twitter.
Relacionadas
Segundo indicou a PSP em comunicado, o ataque ocorrido pelas 11:00 no Centro Ismaili, na Avenida Lusíada, foi realizado por "um homem armado com uma faca de grandes dimensões", que foi detido pela polícia e conduzido ao hospital por ter ficado ferido.
Numa publicação na rede social Facebook, a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, onde se localiza o Centro Ismaili, manifestou também solidariedade com as vítimas e familiares do "vil ataque" ocorrido esta manhã.
"Repudiamos todo e qualquer ato de violência. A paz é o único trilho por onde devemos caminhar. As nossas orações estão com a comunidade ismaili", lê-se no 'post'.
Em comunicado enviado à Lusa, os Cidadãos Por Lisboa, que tem duas vereadoras na Câmara de Lisboa (eleitas pela coligação PS/Livre), também manifestaram "profundo pesar pelas agressões" que provocaram a morte de duas mulheres no Centro Ismaili, manifestando solidariedade para com as vítimas, diretas e indiretas, e para com a comunidade ismaelita.
"Conscientes de que este episódio não deixará de ser explorado por quem alimenta o populismo, a intolerância e a discriminação, reafirmamos o nosso compromisso com o trabalho em rede, solidário e inclusivo, pugnando pela coesão social e pelo apoio às pessoas em situação de maior fragilidade", lê-se na nota.
De acordo com um comunicado da direção nacional da PSP, o ataque "com arma branca" no centro ismaelita foi comunicado à polícia às 10:57, tendo os primeiros agentes que responderam à ocorrência chegado ao local um minuto depois.
"Os polícias depararam-se com um homem armado com uma faca de grandes dimensões. Foram dadas ordens ao atacante para que cessasse o ataque, ao que o mesmo desobedeceu, avançando na direção dos polícias, com a faca na mão", revelou a PSP, acrescentando que, face a esta "ameaça grave", os agentes dispararam contra o atacante, "atingindo e neutralizando o agressor".
Fonte policial adiantou, entretanto, à Lusa que as duas vítimas são mulheres e, pelo menos, uma era funcionária do Centro Ismaili.
Segundo outra fonte policial, uma das mulheres estava "na casa dos 20 anos" e a outra na dos 40 anos.
Num comunicado enviado à Lusa, o presidente do Conselho Nacional da Comunidade Muçulmana Ismaili, Rahim Firozali, revelou que o ataque ocorreu quando decorriam aulas e outras atividades no Centro Ismaili, mas disse desconhecer as motivações do homem que entrou nas instalações do centro armado com um objeto cortante.
Neste momento, estão a decorrer investigações por parte da Polícia Judiciária.
O agressor foi transportado ao Hospital de São José (Lisboa), onde está a ser tratado aos ferimentos provocados pela intervenção da PSP.
Fonte do Centro Hospitalar Lisboa Central adiantou à Lusa que o Hospital de São José recebeu um homem ferido nas urgências da unidade, não adiantando mais detalhes.
Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) contactada pela Lusa disse que o alerta foi dado às 10:53: "Há dois mortos a registar e dois feridos graves, um dos quais foi encaminhado para o Hospital de São José e outro, por meios próprios, para o Hospital de Santa Maria."
Por seu turno, fonte do Centro Hospitalar Lisboa Norte confirmou que o Hospital de Santa Maria recebeu na urgência um homem que chegou por meios próprios à unidade. A vítima está "na casa dos 30 anos" e tem "ferimentos ligeiros no peito", após ter sido esfaqueado.
Na nota divulgada ao final da manhã, a PSP apelou à serenidade e tranquilidade dos cidadãos, salientando que foram "mobilizado os efetivos necessários para a implementação das medidas de segurança adequadas e urgentes".
Foi com grande tristeza que recebemos a notícia do crime hediondo no seio da comunidade Ismaelita lisboeta. Os meus sentimentos às famílias e a esta nossa comunidade tão importante para a cidade.
— Carlos Moedas (@Moedas) March 28, 2023
Há cães grandes… e depois há aqueles que são quase do tamanho de um pequeno pónei.
Informação divulgada pela Comissão de Jogos do Turismo de Portugal
Famoso autor de novelas brasileiras tinha 92 anos
Tinha 91 anos, morava em Nova Iorque e em 1935 foi capa de uma revista nazi que celebrava a perfeição ariana.
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português 'apanhado' no Aeroporto Humberto Delgado
Jogador formado no Portimonense assinou pelo Fort Wayne FC por duas temporadas
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica