Despacho dissolve o conselho diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude
Vítor Pataco, cujo mandato na presidência do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) terminou em 2 de julho, vai deixar o Conselho Diretivo desta entidade pública, de acordo com o Diário da República.
O despacho datado de terça-feira, e com efeitos a partir de hoje, dissolve o conselho diretivo do IPDJ, fazendo cessar os mandatos da vice-presidente Selene Martinho e da vogal Sílvia Vermelho, que só terminavam em 2026, confirmando ainda a saída de Vítor Pataco.
Relacionadas
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, e a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, justificam que "imprimir uma nova orientação à gestão do IPDJ, I. P., implica necessariamente a alteração da composição do seu conselho diretivo".
No referido despacho, os governantes destacam, entre outras considerações, a "premente necessidade de repensar as políticas de juventude em Portugal" e "a urgência em aumentar a prática de atividade física e desportiva da população (...) e aproximar o investimento direto no desporto e os indicadores de prática desportiva da média dos países da União Europeia".
"Considerando que, para implementar os compromissos assumidos pelo Governo, é imprescindível a mudança de orientação à gestão do IPDJ, I. P., que assegure a concretização dos objetivos das áreas governativas do desporto e da juventude e modernização, com a definição de uma gestão eficiente e profícua dos seus recursos humanos e financeiros", detalham os governantes, que confirmam ainda o fim dos mandatos de Vítor Pataco e do vogal Carlos Manuel Pereira.
Apesar destas determinações, "os membros do conselho diretivo mantêm-se no exercício das suas funções até à sua substituição".
Vítor Pataco, que já tinha comunicado a sua saída aos funcionários do IPDJ, no início de junho, lidera o organismo público desde setembro de 2018, em regime de substituição do antecessor Augusto Baganha, de quem foi vice-presidente.
Antigo praticante de andebol e atletismo, Pataco, de 60 anos, é licenciado em Educação Física e mestre em Marketing, tendo, antes, sido coordenador do Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, entre outros cargos ligados ao desporto, nos Municípios de Lisboa e Oeiras, e no extinto Instituto Nacional do Desporto, acumulando com a docência na UAL.
Foi reconduzido no cargo para continuar ao leme da capital
País elegeu os novos representantes locais
Conseguiu apenas 12 câmaras municipais
Vai reclamar liderança da ANMP e ANAFRE
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo