20:02

Segunda volta das eleições presidenciais 2026 em direto

11 milhões de portugueses foram chamados a eleger o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

A carregar o vídeo ...
«É uma vitória esmagadora de António José Seguro»: Armando Esteves Pereira comenta sondagem à boca das urnas Medialivre
20:13 há 15 minutos
Afixado

Conheça aqui os resultados por distrito, concelho e freguesia em direto

Conheça os resultados da segunda volta das eleições presidenciais por distrito, concelho e freguesia.

20:20 há 8 minutos

Pedro Pinto: «Portugueses perderam a oportunidade de uma grande mudança»

Pedro Pinto, dirigente do Chega, reconheceu a derrota da candidatura de André Ventura na segunda volta das eleições presidenciais, mas reclamou para o partido a liderança da direita.

"Não ganhámos. Na vida é assim, umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se. Nós respeitamos, obviamente, os resultados, achamos que merecíamos mais e que a nossa candidatura do nosso presidente André Ventura merecia mais. Mas os resultados são o que são", lamentou Pedro Pinto, numa primeira reação às projeções televisivas.

Pedro Pinto lamentou que os portugueses tenham perdido "uma oportunidade de uma grande mudança". "No entanto, isto demonstra que o Chega está vivo, está forte, que somos os grandes líderes da direita em Portugal", afirmou.

O deputado disse ainda que o Chega continuará a "lutar diariamente para fazer de Portugal um grande país, para fazer de Portugal uma grande mudança, aquela mudança que os portugueses hoje não quiseram mas vão querer em breve".

Momentos antes da reação de Pedro Pinto, as primeiras projeções de resultados foram recebidas com silêncio praticamente total e semblantes fechados por alguns apoiantes e dirigentes do Chega que se concentraram junto a uma das televisões no espaço.

20:18 há 10 minutos

António José Seguro foi o candidato mais votado com 2082 freguesias apuradas

António José Seguro é o candidato mais votado com 62,97% na segunda volta das eleições presidenciais, à frente de André Ventura com 37,03%, quando estão apurados os resultados provisórios em 2.082 das 3.259 freguesias e 58 de 107 consulados.

Pub
20:02 há 26 minutos

António José Seguro vai ser o próximo Presidente da República

António José Seguro será o próximo Presidente da República segundo a sondagem à boca das urnas realizada pela Intercampus para a CMTV/NOW/JORNAL NEGÓCIOS. Venceu a segunda volta das eleições presidenciais, realizada este domingo, com uma percentagem que deverá alcançar 69,3 dos votos (para um intervalo entre 66,8% e 71,8%). André Ventura deverá alcançar 30,7% dos votos (num intervalo de 28,2% e 33,2%).

Ficha Técnica

Sondagem Intercampus para a CMTV/NOW/JORNAL NEGÓCIOS, realizada no dia 8 de fevereiro de 2026, com o objectivo de identificar o resultado da votação para as eleições Presidenciais em 2026.

Universo constituído por eleitores que participaram no ato eleitoral. Com recolha através de simulação de voto em urna, a amostra é constituída por 12655 entrevistas, recolhidas em 13 freguesias de Portugal Continental. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 0,87%. Os resultados da projeção são directamente obtidos a partir de uma sondagem realizada pela INTERCAMPUS.

19:33 há 55 minutos

Projeções das televisões apontam para abstenção entre 37,5 % e os 48%

As projeções das televisões para a abstenção na segunda volta das eleições presidenciais indicam que deverá situar-se entre os 37,5 % e os 48%.

A RTP avançou às 19h00 uma previsão de abstenção entre 42% e 48%, enquanto as projeções da SIC e da TVI apontam uma previsão entre 37,5% e 42,5%.

A sondagem da RTP foi feita pela Universidade Católica e a da SIC e da TVI pela ICS/ISCTE/GFK/Pitagórica.

19:00 há 1 horas

Urnas já fecharam em Portugal Continental e na Madeira

As urnas acabaram de encerrar em Portugal Continental e na Madeira. 

Pub
18:14 há 2 horas

Afluência às urnas foi de 45,5% até às 16h

A afluência às urnas na segunda volta das eleições presidenciais situava-se, até às 16h00 deste domingo nos 45,5%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. A afluência foi praticamente a mesma do que na primeira volta. Na primeira volta, em 18 de janeiro, à mesma hora, a afluência foi de 45,51%. 

18:04 há 2 horas

Marcelo Rebelo de Sousa: «O Presidente eleito hoje tem uma tarefa mais difícil do que aquela que tive ao longo destes mandatos»

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou à participação nas eleições porque votar no seu sucessor, que "terá uma tarefa difícil, é importante", sobretudo porque o país está a viver uma calamidade.

"Estamos a viver um momento difícil numa parte do país, a calamidade, e nessas ocasiões os portugueses, mais do que ainda noutras, não falham e percebem que o voto é mais importante. É mais importante quando há mais problemas, quando há problemas mais urgentes, mais graves, como é o caso", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Na freguesia de Molares, em Celorico de Basto (distrito de Braga), onde foi votar na segunda volta das eleições Presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que o seu sucessor terá uma tarefa mais difícil do que a sua devido ao momento atual do país e do mundo.

"O Presidente eleito hoje tem uma tarefa difícil, mais difícil do que aquela que eu tive ao longo destes mandatos, e quanto maior for a participação, maior é a força que é dada àquele que vier a ser eleito Presidente", disse.

A carregar o vídeo ...
Marcelo Rebelo de Sousa: «O Presidente eleito hoje tem uma tarefa mais difícil do que aquela que tive ao longo destes mandatos»
17:55 há 2 horas

André Ventura apelou ao voto para que não se deixe "o futuro na mão dos outros"

André Ventura votou ao início da tarde e apelou aos portugueses para irem às urnas para não deixarem "o futuro na mão dos outros".

O candidato relembrou ainda as populações afetadas pelo mau tempo e que não irão votar este domingo depois dos pedidos de adiamentos.

"Por todo o país as circunstâncias estão muito difíceis. Acho que é um desrespeito enviar as pessoas votar num dia como o de hoje", referiu em declarações aos jornalistas.

A carregar o vídeo ...
André Ventura apelou ao voto para que não se deixe "o futuro na mão dos outros"
Pub
17:48 há 2 horas

António José Seguro apelou ao voto: «É o momento em que o povo é soberano»

António José Seguro votou na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, pelas 10h30, acompanhado pela mulher, Margarida Maldonado Freitas e, à saída, em declarações aos jornalistas as primeiras palavras foram de condolências à família do bombeiro que morreu em Campo Maior na véspera e também de solidariedade a todas as famílias afetadas pelo mau tempo.

"Eu espero que esta abertura de tempo permita que as pessoas venham votar. Este é o momento em que o povo é soberano, em que cada voto conta e decide mesmo o futuro do nosso país", apelou, considerando que esta é uma decisão "muito importante".

O candidato mais votado na primeira volta das presidenciais deixou um apelo às pessoas para que se dirijam às urnas e "venham dizer o que querem e quem querem para Presidente da República".

A carregar o vídeo ...
António José Seguro apelou ao voto: «É o momento em que o povo é soberano»
17:41 há 2 horas

Há concelhos onde o voto só se realiza no próximo domingo

Há concelhos onde o voto só se realiza no próximo domingo devido à devastação provocada pelo mau tempo das últimas semanas, que provocou 14 mortos, centenas de feridos e desalojados, e deixou um rastro de destruição.

Um dos candidatos - André Ventura - chegou a defender o adiamento geral da segunda volta das eleições presidenciais para 15 de fevereiro, um cenário que não tem, no entanto, respaldo na Lei Eleitoral do Presidente da República, que apenas prevê a não realização da votação em determinados concelhos ou assembleias de voto quando ocorrer "alguma calamidade no dia marcado para as eleições ou nos três dias anteriores".

17:37 há 2 horas

11 milhões de portugueses elegem sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

Mais de 11 milhões de portugueses foram este domingo chamados a eleger o próximo Presidente da República, que sucederá a Marcelo Rebelo de Sousa.

A escolha foi entre António José Seguro, apoiado pelo PS e vencedor da primeira volta com 31,1% dos votos, e André Ventura, o líder do Chega e candidato apoiado pelo seu partido que no dia 18 de janeiro obteve 23,5% dos votos.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas