Medidas foram tomadas em conjunto, podendo cada câmara aprofundá-las em função da sua capacidade.
Os 16 municípios do Algarve decidiram diferir até maio os pagamentos das faturas da água, sendo que serão, posteriormente, criadas condições para as mesmas serem pagas em prestações. Serão também suspensas as rendas cobradas em equipamentos públicos concessionados, bem como as taxas de ocupação da via pública e de publicidade. Os municípios que aplicavam taxa turística ou que se preparavam para o começar a fazer vão também isentar desta obrigação os eventuais visitantes.
Este conjunto de medidas foi aprovado esta terça-feira numa reunião da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e insere-se no contexto atual de pandemia. A partir daqui, "cada município irá, em função da sua realidade e da sua capacidade financeira, adequar à especificidade de cada território, podendo aplicar medidas mais alargadas", adianta a AMAL em comunicado, acrescentando que "no final de maio, a necessidade de manter ou lançar novas medidas será equacionada".
Apenas um dos municípios algarvios, o de Vila Real de Santo António, está com algumas dificuldades em aplicar as medidas agora decididas, uma vez que, por se encontrar sob intervenção do Fundo de Apoio Municipal, não poderá, para já, adotá-las. Está, no entanto, "a dialogar" com o Fundo, "a fim de lhe ser permitida a adoção de algumas medidas de apoio à população no contexto da pandemia", adianta a AMAL.
Os vários municípios têm ainda em curso iniciativas em matéria de apoio social, com identificação da população mais vulnerável (idosos, portadores de doenças autoimunes, doenças crónicas, com mobilidade reduzida, ou pessoas que vivam mais isoladas) para avançar com apoios na aquisição e entrega de alimentos, produtos de higiene e medicamentos, permitindo que esta franja da população possa permanecer em casa. Além das suas próprias equipas, as câmaras estão a trabalhar com voluntários das IPSS, clubes desportivos ou associações.
Jornadas SPAT 2025 contam com a participação de ex-jogadores como Pepe, Domingos, Nuno Gomes, Vítor Paneira, Bruno Alves e Hélder Postiga
A Oeiras Viva volta a convidar tutores e patudos para uma manhã diferente, dia 21 de dezembro, às 10.
Decisão só deverá ser tomada na próxima semana. Híbridos poderão ganhar tempo de vida nas estradas
Como parte do acordo, a OpenAI terá licenças para utilizar a imagem de algumas das personagens mais icónicas da gigante dos media na plataforma Sora
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam