Apagão: REN diz ser ainda impossível prever quando situação estará normalizada

Gestora do sistema elétrico nacional garantiu que tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país

Redes Energéticas Nacionais diz ser ainda impossível prever quando situação estará normalizada
Redes Energéticas Nacionais diz ser ainda impossível prever quando situação estará normalizada • Foto: Lusa/EPA

Redes Energéticas Nacionais disse esta segunda-feira que é ainda impossível prever quando é que o fornecimento de eletricidade estará normalizado e alertou para a complexidade da operação de restabelecimento do serviço, que será feito gradualmente.

"Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação", avançou a REN, em comunicado, acrescentando que a operação de restabelecimento do serviço se reveste "de dificuldade acrescida por ser feita a partir de uma situação de vazio, isto é, sem o auxílio de energia proveniente de fontes de produção, ou de Espanha, onde também decorre uma complexa operação de restabelecimento do serviço".

Segundo a gestora do sistema elétrico nacional, "a reernegização do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores".

A REN garantiu que tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha.

Os dois países ibéricos estão a ser afetados por um corte maciço no fornecimento de energia, que se fez sentir em Portugal a partir das 11h33.

De acordo com a REN, "as autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte de eletricidade de ambos os lados da fronteira continuam entretanto a analisar as causas do incidente desta manhã".

Por Lusa
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas