As creches abrem no dia 18 mas o apoio aos pais destas crianças mantém-se até ao final do mês permitindo que estes possam ficar com os filhos em casa.
A abertura das creches a partir de 18 de maio não vai acabar com o apoio aos pais destas crianças. Caso decidam não colocar os filhos nas creches, manterão o direito a receber a prestação até ao fim do mês. No entanto, este apoio termina a partir de 1 de junho, tanto para os pais das crianças em creches como para aqueles que têm os filhos no pré-escolar.
A informação consta de um documento divulgado pelo Governo durante a intervenção do primeiro-ministro sobre a saída gradual do país da situação de confinamento e foi igualmente referida pelo ministro da Economia em entrevista à RTP e pouco depois confirmada pelo primeiro-ministro na sua declaração ao país.
Relacionadas
"Também no dia 18 de maio podem abrir creches mantendo se no entanto até ao final do mês os apoios sociais às familias", disse Pedro Siza Vieira nesta entrevista.
Alguns minutos depois foi a vez de António Costa aludir ao tema. "Muitas famílias têm muito receio" de colocar os filhos nas creches. "Sabemos que as crianças são o grupo de menor risco de contaminação mas também sabemos que as crianças estão sempre na prioridade da nossa preocupação e por isso queremos que a responsabilidade desta abertura possa ser partilhada. Assim manter-se-ão em vigor as medidas de apoio às famílias com idade para estar na creche de modo a que as familias tenham a liberdade de escolher [...] neste período.
Nem Siza Vieira nem António Costa foram explícitos mas do que disseram resulta que o apoio terminará no final de maio para os pais das crianças que estão em creches mas também das crianças que estão no pré-escolar, que reabre a 1 de junho, logo de forma plena.
[Notícia em atualização]
A partir de segunda-feira, 13, a gasolina não terá alterações no valor, rondando os 1,701 euros por litro
Pode ser sinal de afeto, uma chamada de atenção ou um alerta de saúde
Presidente dos EUA adiantou ainda que serão impostos controlos nas exportações de todos os "softwares críticos"
Jogada de Emmanuel Macron pode estar condenada ao fracasso, com partidos de diferentes áreas políticas a criticarem a decisão e a anunciarem que poderão avançar para uma moção de censura ao Governo.
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Triunfo indiscutível por 5-0