Voo tinha como destino Londres
Um avião Boeing 787 da Air India, com 242 pessoas a bordo, despenhou-se, esta quinta-feira, pouco depois da descolagem, no aeroporto de Ahmedabad, no estado de Gujarat, na Índia. Na aeronave estavam 230 passageiros, dois pilotos e 10 tripulantes de cabine. No voo seguiam sete portugueses, que segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, tinham dupla nacionalidade, bem como 169 indianos, 53 britânicos e um canadiano. Segundo o comissário da polícia da cidade, citado pela agência AP, aparentemente não há sobreviventes.
De acordo com o 'The Times Of India', o voo AI171 tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, Inglaterra.
O presidente da Air India, N Chandrasekaran, garantiu que estão a ser feitos os esforços no resgate: “É com profundo pesar que confirmo que o voo AI 171 da Air India, que operava entre Ahmedabad e Gatwik, em Londres, esteve envolvido num trágico acidente hoje. Os nossos pensamentos e mais profundas condolências estão com as famílias e entes queridos de todos os afetados por este evento devastador. Neste momento, o nosso foco principal é apoiar todas as pessoas afetadas e as suas famílias. Estamos a fazer todo o possível para auxiliar as equipas de emergência no local e fornecer todo o apoio e cuidado necessários às pessoas afetadas", afirmou.
O aeroporto de Ahmedabad esteve inoperacional, com todos os voos temporariamente cancelados, mas foi entretanto reaberto.
Entretanto soube-se que o avião embateu numa residência de estudantes de Medicina e haverá vítimas mortais entre os alunos. Os meios de socorro estão no local e, segundo a Reuters, foram recuperados pelo menos 100 corpos. Ainda há pessoas presas no interior do edifício, segundo relatos da equipa de resgate.
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, diz estar "sem palavras e de coração partido". "A tragédia de Ahmedabad surpreendeu e entristeceu-nos a todos. É um mmomento muito triste, os meus pensamentos estão com todas as pessoas que foram afetadas."
O avião era um Boeing 787 Dreamliner e a empresa norte-americana já reagiu: "Estamos a par dos primeiros relatos e trabalhamos o sentido de reunir mais informação."
Em atualização
Viswashkumar Ramesh regressou a Inglaterra mas ainda não consegue falar abertamente sobre o que aconteceu
Anúncio feito por Margarida Balseiro Lopes, em audição na Assembleia da República
Ministra da Cultura, Juventude e Desporto admitiu revisitar o regime jurídico de várias matérias
Cheney era conhecido como o arquiteto da "guerra ao terror". Tinha 84 anos.
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Norte-americano tinha 75 anos
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão