Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Além da "manutenção geral" a cada 4 anos, plano prevê também manutenção semanal e mensal e inspeções diárias
Seguir Autor:
O presidente da Carris, Pedro de Brito Bogas, afirmou esta quinta-feira que a manutenção do elétrico que descarrilou em Lisboa fazendo 15 mortos, foi assegurada "escrupulosamente".
Em declarações aos jornalistas junto ao local do acidente, no centro de Lisboa, o presidente da Carris afirmou que há 14 anos que a manutenção do Elevador da Glória é assegurada por uma empresa externa, a MNTC - Serviços Técnicos de Engenharia, detentora da marca Main - Veículos Eléctricos sobre Carris, e que está em curso um inquérito para apurar se se tratou de um problema de manutenção.
"O protocolo de manutenção foi escrupulosamente respeitado", afirmou Brito Bogas, sublinhando que a última manutenção geral do Elevador da Glória foi feita em 2022, realizando-se de quatro em quatro anos, mas que o plano prevê também manutenção semanal e mensal e inspeções diárias, que foram realizadas.
O mesmo responsável adiantou que são ainda feitas manutenções intercalares de dois em dois anos, neste caso em 2024.
O plano da empresa pública de transportes abrange também os elevadores do Lavra e da Bica.
"A Carris preza muito a segurança, temos protocolos muitos rigorosos, profissionais excelentes há muitos anos, portanto temos de perceber o que se passou e vamos perceber", disse Pedro de Brito Bogas, sublinhando ainda ser "um dia muito triste".
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou esta quarta-feira, pelas 18:04, na Calçada da Glória.
Relacionadas
O INEM anunciou que o acidente provocou 15 mortos e 18 feridos, dos quais cinco em estado grave e 13 ligeiros.
O Governo decretou um dia de luto nacional, nesta quinta-feira.
O elevador da Glória é gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
Em causa estão declarações do autarca sobre a etnia cigana numa assembleia municipal.
Sobrinho-neto do fundador José Alvalade, o banqueiro manteve uma ligação histórica ao Sporting
Vice-presidente dos EUA fez uma paragem em solo português.
Subida acentuada do preço do petróleo cortou estimativas de crescimento para a economia portuguesa
Extremo 'explode' nas redes sociais
Antigo treinador de Sporting e Real Madrid tem 77 anos
Incidente deu-se no encontro com Quinta dos Lombos a que o ala assistiu. Jogava o seu filho
Bruno Andrade, extremo do AFC Rushden & Diamonds, é um jogador livre