Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Imagem foi partilhada em conta oficial da administração
Seguir Autor:
Sinónimo das paisagens gélidas da Antártida, os pinguins estão entre os animais mais comumente associados ao clima glaciar. Há, contudo, quem não distinga as diferenças entre "blocos de gelo". É o caso aparente da Casa Branca que, na sexta-feira, partilhou uma imagem alusiva às tensões do 'tema' Gronelândia... com um animal que não existe no território.
Na imagem, divulgada na conta oficial da residência presidencial no X (e que, à semelhança de outras imagens que a Casa Branca tem divulgado no último ano, terá sido gerada por inteligência artificial) é possível ver a silhueta do presidente dos EUA, Donald Trump, de costas e acompanhado por um pinguim segurando uma bandeira dos EUA, num cenário de gelo e neve identificado como a Gronelândia pela presença em segundo plano da bandeira da região autónoma da Dinamarca.
Na legenda da imagem pode ler-se a frase "Embrace the penguin" (traduzido à letra, "abracem o pinguim"), numa alusão às pretensões norte-americanas de adquirir a Gronelândia, que têm gerado preocupação e tensões a nível internacional.
Acontece que os pinguins não são nativos da Gronelândia. Nem tampouco existem em quantidade no hemisfério norte — a única espécie deste lado do Equador são os pinguins das Galápagos. Todos os outros, na sua maioria, podem ser encontrados no continente antártico e nas águas frias dos mares austrais.
A ideia da imagem, de resto, não é nova, sendo na verdade um 'meme' conhecido como "pinguim niilista", recentemente viral e que tem origem no documentário de 2007 de Werner Herzog, Encounters at the End of the World, filmado... na Antártida.
Rapidamente, a publicação gerou gozo e ironia nas redes sociais, com vários internautas a apontarem a imprecisão geográfica. Resta agora apurar se a referência a um animal inexistente na Gronelândia foi apenas uma 'gaffe' da admnistração norte-americana, ou se sinaliza uma outra ambição de conquista territorial, mais a sul.
Imagem foi partilhada em conta oficial da administração
Central português deixou uma publicação nas redes sociais, onde garantiu que "as máscaras vão cair"
Diogo Cardoso é a vítima mortal do acidente que ocorreu na EN4, no Montijo
Mulher publicou uma sequência de 'stories' no Instagram onde relata a situação
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Subdiretor de Record revela novos dados sobre a situação no programa 'Mercado Now'