Clima económico agrava-se em julho

As exportações continuaram a registar um crescimento homólogo expressivo...

Clima económico agrava-se em julho
Clima económico agrava-se em julho

O indicador de clima económico piorou em julho, passando de -2,1 pontos para os -2,2 em junho, e mantendo a tendência negativa iniciada em outubro do ano passado, refere a Síntese Económica de Conjuntura.

Segundo o documento divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), "em julho, o indicador de sentimento económico diminuiu e o indicador de confiança dos consumidores recuperou ligeiramente na Área do Euro e na União Europeia a 27".

Em Portugal, e tal como já foi anunciado no início da semana, de acordo com a estimativa rápida do INE, o PIB em volume apresentou uma variação homóloga de -0,9 por cento no segundo trimestre de 2011 (-0,6 por cento no primeiro trimestre).

No que diz respeito ao comércio internacional, o INE sublinha que em "as exportações continuaram a registar um crescimento homólogo expressivo", (de 17,4 por cento em junho e de 17,1 por cento em maio), enquanto as importações passaram de uma variação de 11,9 por cento em maio para 1,9 por cento em junho, "refletindo parcialmente a importação de equipamento militar em junho de 2010".

A inflação, por outro lado, abrandou ligeiramente face ao valor verificado no mês anterior, descendo para 3,4 por cento em junho, para3,2 por cento em julho. "Excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a variação homóloga situou-se em 2,1 por cento (2,3 por cento no mês anterior)", acrescenta o INE.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas