Não tem qualquer registo de infetados, mas a Coreia do Norte avançou que já foram conduzidos ensaios clínicos em animais para uma futura vacina para a Covid-19 e que a próxima fase passará por testes em humanos, que já terá começado em julho.
A Coreia do Norte está a desenvolver a sua própria vacina contra a Covid-19, indicou o conselho de investigação científica de Pyongyang, mesmo que o país nunca tenha confirmado qualquer caso do novo coronavírus.
De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, que cita a página norte-coreana Mirea, controlada pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Coreia do Norte, já foram conduzidos ensaios clínicos em animais para o desenvolvimento de uma vacina no país e a próxima fase passará por testes em humanos, que já terá começado este mês.
A mesma comissão indicou ainda que foi confirmada a segurança e capacidade desta vacina de desencadear resposta imunitária em organismos, com o projeto a ter como alvo o recetor que o vírus da Covid-19 – o SARS-CoV-2 – usa para infetar células humanas, as proteínas ACE2 - enzimas conversoras de angiotensina 2
A revelação, feita este sábado, acontece numa altura em que quatro empresas farmacêuticas dizem ter vacinas em estado muito avançado, com mais de dez em testes com centenas de voluntários e vários países a terem fechado os seus próprios acordos para conseguir a sua dose da cura para a doença.
Até ao momento, todas as candidatas à vacina têm-se centrado na proteína que o vírus tem à volta e utiliza para se ligar à ACE2, a proteína S, e não algo que neutralizará o recetor celular para impedir que o coronavírus se ligue a este.
Até ao momento, a Coreia do Norte liderada por Kim Jong-un não confirmou qualquer caso de Covid-19 e críticos duvidam do poder económico e desenvolvimento científico do país para desenvolver e produzir uma cura para a Covid-19.
Além disso, para testar uma vacina é necessário que pessoas tenham tido contactado com o vírus de maneira a testar a eficácia da vacina. Se o país não registar casos do novo coronavírus, é impossível comprovar que uma vacina funcione.
São os únicos em Portugal e combinam boa comida e momentos de ternura com felinos
Rute Cardoso vive em Gondomar com a irmã e só quer trazer normalidade à vida dos três filhos
Movimento que começou através das redes sociais deverá começar a 10 de setembro e prologar-se por "tempo ilimitado"
Dados da Nota Informativa (NI) do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United