O Governo francês avançou com medidas mais drásticas para conter a propagação do coronavírus do país.
O primeiro-ministro francês Edouard Philippe anunciou que a partir das 24h00 deste sábado todos os restaurantes, cafés, bares, cinemas e discotecas do país terão de permanecer fechados.
Relacionadas
A ideia passa por não permitir a abertura de estabelecimentos que não são considerados essenciais para a vida das pessoas. Desta forma, supermercados, farmácias e estações de serviço vão continuar abertas ao público.
O primeiro-ministro assinalou que estas regras mais apertadas vão ser implementadas depois do Governo ter concluído que os franceses não estavam a cumprir totalmente as regras anteriormente definidas. O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou na quinta-feira que estavam proibidos todos os eventos que reunissem mais de 100 pessoas, em espaços abertos ou fechados.
Edouard Philippe adiantou que o Governo foi obrigado a avançar com estas medidas mais restritivas, uma vez que ainda estão muitas pessoas nas ruas, o que acelera a propagação do vírus.
"Decidi fechar todos os locais que não sejam indispensáveis", adiantou o primeiro-ministro. " Temos absolutamente de limitar os nossos movimentos", disse o chefe de executivo. Ainda assim, as eleições municipais vão realizar-se este domingo.
Este aperto nas regras de contenção surgem no dia em que a França anunciou mais 12 vítimas mortais com o coronavírus, elevando o total de fatalidades para 91. O número de pessoas infetadas disparou para 4.499, face aos 3.661 reportados na sexta-feira.
Entre os infetados estará um membro do governo gaulês. De acordo com a AFP, a ministra do ambiente Brune Poirson testou positivo ao Covid-19.
Itália e Espanha são atualmente os países mais afetados pelo coronavírus, tendo já implementado medidas que representam a paralisação quase total dos países.
O novo coronavírus matou pelo menos 5.764 pessoas em todo o mundo desde o seu surgimento em dezembro, de acordo com uma avaliação da AFP às 17:00 de hoje a partir de fontes oficiais.
Mais de 151.767 casos de infeção foram registados em 137 países e territórios desde o início da epidemia, que se tornou, entretanto, numa pandemia.
Nome do antigo craque do Barcelona foi retirado do proces
Para reforçar o protocolo de colaboração entre os dois organismos
Jornadas SPAT 2025 contam com a participação de ex-jogadores como Pepe, Domingos, Nuno Gomes, Vítor Paneira, Bruno Alves e Hélder Postiga
A Oeiras Viva volta a convidar tutores e patudos para uma manhã diferente, dia 21 de dezembro, às 10.
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam