Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Borut Pahor manifestou "solidariedade na luta contra o coronavírus"
Seguir Autor:
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu esta quarta-feira ao seu homólogo esloveno, Borut Pahor, a mensagem de solidariedade para com Portugal no combate à covid-19 gravada em português e divulgada nas redes sociais.
De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa enviou "uma mensagem de agradecimento" a Borut Pahor, em seu nome e do povo português, "reciprocando os votos do Presidente da Eslovénia".
Relacionadas
O chefe de Estado português "sublinhou ainda a importância dos laços que unem os dois países, bem como da cooperação e solidariedade internacional para fazer face a uma epidemia que a todos afeta", lê-se na mesma nota.
O Presidente da Eslovénia, Borut Pahor, tem divulgado nos últimos dias nas redes sociais Facebook e Twitter mensagens em vídeo dirigidas aos seus homólogos e aos povos de vários Estados-membros da União Europeia, como Irlanda, Itália, França, Alemanha e Espanha, nas respetivas línguas.
Hoje, Borut Pahor divulgou um vídeo em que se dirige a Marcelo Rebelo de Sousa e aos "caros amigos portugueses", para manifestar, em nome de todos os eslovenos, "solidariedade na luta contra o coronavírus".
Nesta mensagem gravada em português, Borut Pahor expressa "admiração pelo povo português", considerando que "nestes tempos difíceis está a demonstrar a determinação, a coragem e a esperança", e afirma que a Eslovénia "sente a sua tristeza" e "está sinceramente feliz" com os "seus sucessos".
"Vamos nos unir com outras nações e países europeus. Tudo vai ficar bem", acrescenta.
Borut Pahor, de 56 anos, antigo líder do partido esloveno Sociais-Democratas, é Presidente da Eslovénia desde 2012 e tem participado com Marcelo Rebelo de Sousa nos encontros do Grupo de Arraiolos, constituído por chefes de Estado não executivos da União Europeia.
A pandemia de covid-19 atingiu 193 países e territórios, registando-se já mais de 217 mil mortos e mais de 3,1 milhões de infetados a nível global, com perto de 860 mil doentes considerados curados, segundo uma contabilização da agência de notícias AFP.
Em Portugal, morreram 973 pessoas num total de 24.505 confirmadas como infetadas, e 1.470 doentes recuperaram, de acordo com o balanço de hoje da Direção-Geral da Saúde.
A doença covid-19 é provocada por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Luís Montenegro falou ao país
Doação surge no âmbito da campanha solidária "Reerguer Leiria"
Comissão Nacional de Eleições emitiu comunicado
Após reunião do Conselho de Ministros
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'