Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Acidente em Adamuz, Córdoba, matou pelo menos 42 pessoas e deixou outras centenas feridas. 45 pessoas continuam desaparecidas.
Seguir Autor:
Foram divulgadas, esta terça-feira, as comunicações feitas entre o maquinista do comboio Iryio (6189) e o controlo de Atocha da Administração de Infraestrutura Ferroviária - ADIF, assim que o meio de transporte descarrilou e, consequentemente, colidiu com o comboio Alvia. O acidente em Adamuz, Córdoba, retirou a vida a, pelo menos, 42 pessoas e deixou outras centenas feridas. 45 pessoas continuam desaparecidas, pelo que o número de vítimas mortais poderá aumentar. Na colisão estiveram envolvidos dois comboios de alta-velocidade - o Iryo que viajava de Málaga para Madrid e o Alvia que partiu da capital espanhola e tinha como destino Huelva.
De acordo com o 'El Confidencial', o maquinista fez dois contactos com a ADIF. Numa primeira vez relatou que tinha havido "um problema técnico" e na segunda explicou que o comboio tinha descarrilado e invadido a linha ferroviária adjacente, pelo que pediu que o tráfego fosse interrompido "com urgência". A esta solicitação o funcionário do centro de controlo da estação de Atocha respondeu que não existia nenhum comboio "a caminho".
As comunicações estão a ser investigadas e foram divulgadas pelo Cordopolis-elDiario':
Primeira ligação
Centro de controlo de Atocha: 6189, aqui é Atocha, diga-me.
Maquinista: Olá, Atocha, acabei de ter um pequeno problema perto de Adamuz.
Centro de controlo de Atocha: Ah, sim, estou a ver. Ok, tudo bem. Dê-me um número de telefone, por favor.
Maquinista: Por favor, preste atenção.
Centro de controlo de Atocha: Aqui, dizem para baixar os pantógrafos (instrumentos que extraem eletricidade da catenária).
Maquinista: Não se podem baixar mais.
Centro de controlo de Atocha: Então já os baixou.
Maquinista: Sim, está tudo completamente baixo.
Centro de controlo de Atocha: Ok, tudo bem.
Maquinista: Na verdade, o comboio está bloqueado ... quer dizer, neste momento.
Centro de controlo de Atocha: Portanto, você não se pode mexer.
Maquinista: Não, vou precisar reconhecer.
Centro de controlo de Atocha: Precisará de reconhecer.
Maquinista: Sim.
Centro de controlo de Atocha: Um segundo, maquinista, não desligue, ou eu ligo de volta.
Maquinista: Sim, não se preocupe.
Centro de controlo de Atocha: Vamos lá.
Segunda ligação
Centro de controlo de Atocha: 6189, aqui Atocha.
Maquinista: Olá, Atocha, 6189. Estou a avisar que houve um descarrilamento e que estou a invadir a via adjacente. Repito: descarrilamento e estou a invadir a via adjacente.
Centro de controlo de Atocha: Ok, tudo bem, recebido. Obrigado por avisar.
Maquinista: Preciso que pare o tráfego nos trilhos com urgência, por favor.
Centro de controlo de Atocha: Sim, sim, sim... não há comboios a caminho.
Maquinista: Eu também tenho um incêndio. Preciso de sair da cabine porque tenho de verificar, ok? O meu vagão está a pegar fogo.
Centro de controlo de Atocha: Tenho o seu número de telefone. Entrarei em contacto agora.
Maquinista: Preciso que envie, por favor, um serviço de emergência, bombeiros e ambulâncias, porque também tenho feridos no comboio.
Centro de controlo de Atocha: Ok, ok, vamos lá, recebido.
Maquinista: Eles têm o meu número de telefone, ok?
Centro de controlo de Atocha: Sim, sim, eu tenho-o.
Relacionadas
Acidente em Adamuz, Córdoba, matou pelo menos 42 pessoas e deixou outras centenas feridas. 45 pessoas continuam desaparecidas.
Foram detidas 37 pessoas na operação que visava membros de grupos extremistas; elementos de claques de FC Porto e Sporting entre os visados
Conselho de Paz foi inicialmente concebido para supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza, devastada por mais de dois anos de guerra entre Israel e o Hamas
Vem aí mau tempo em Portugal continental
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Ajax venceu tal como os leões e belgas também ganharam
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Médio dinamarquês foi dispensado dos Red devils no último verão