El Helicoide, o centro comercial de Caracas que se tornou numa prisão "de tortura"

Queda do ditador Marcos Jiménez levou o arquiteto a abandonar o seu plano. O que seria um centro comerical acabou por se tornar num local de abusos:

Seguir Autor:

Helicoide, um antigo centro comercial em Caracas, transformado em prisão política
Helicoide, um antigo centro comercial em Caracas, transformado em prisão política • Foto: AP

Apresidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou esta sexta-feira uma amnistia para os presos políticos e o encerramento definitivo do centro de detenção El Helicoide, em Caracas. Concebido como um centro comercial, o El Helicoide acabou por ser transformado num pesadelo durante a ditadura chavista, com uma história sinistra de tortura e abusos. Apesar de não ser conhecido o número de celas que este edifício continha, os prisioneiros que por lá passaram relataram existir entre 90 a 120 celas estreitas sem janelas, onde se tornava impossível respirar, além de salas de interrogatório que inicialmente haviam sido projetadas como escritórios.

O plano original de construção de um centro comercial surgiu através do arquiteto Jorge Romero Gutiérrez, mas a sua visão acabou abandonada em 1958, após a queda do ditador Marcos Pérez Jiménez. A ascenção do chavismo acabou por transformar o edifício naquilo que é hoje: um centro de detenção e tortura, bem como a sede do temido SEBIN - o Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional.

1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas