Eleições Brasil: Bolsonaro vence claramente, mas terá de ir a segunda volta

• Foto: Reuters

Jair Bolsonaro, o polémico candidato da extrema direita venceu claramente a primeira volta das eleições presidencias no Brasil e esteve muito perto de chegar à maioria absoluta.

Quando as urnas fecharam às 19h00 de Brasília (23h00 em Potugal), os dados da sondagem IBOPE davam 45% dos votos para Bolsonaro e 28% para Fernando Haddad, mas o cenário de vitória do candidato da extrema direita ganhar ao primeiro turno esteve em cima da mesa durante um par de horas.

Numa fase inicial, a contagem real dos votos mostrou, quando estavam 53% dos votos apurados, que Bolsonaro podia mesmo chegar à maioria absoluta logo à primeira volta. Chegou a ter 49% dos votos, mas, depois de apurados 93% dos votos, Bolsonaro seguia, pelas 00h45 de Lisboa, com 46,8% dos votos, Haddad com 28,2% e Ciro Gomes com 12,5%.

Os dados estão a ser revelados pelos media brasileiros a partir da informação do Supremo Tribunal Eleitoral, que é responsável pelos dados do voto eletrónico no Brasil. Uma das chaves para Bolsonaro não ter ganhado à primeira volta veio da votação dos nove estados do Nordeste. Haddad venceu folgadamente em oito deles (Maranhão, Piauí, Rio Grande Sul, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Segipe e Bahia) e Ciro Gomes triunfou no Ceará, o que deixou Bolsonaro fora da maioria absoluta.

Certo é que Bolsonaro teve um votação bem à frente de Fernando Haddad, o candidato do PT de Lula da Silva. O candidato petista tem agora duas semanas para tentar evitar a eleição do candidato radical que tem dividido o Brasil. O candidato da esquerda vai tentar angariar os apoios dos candidatos derrotados no escrutínio, sendo que alguns deles já disseram que o fariam. A segunda volta das eleições está marcada para 28 de outubro.

Autor: Correio da Manhã

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas