Jair Bolsonaro, o polémico candidato da extrema direita venceu claramente a primeira volta das eleições presidencias no Brasil e esteve muito perto de chegar à maioria absoluta.
Quando as urnas fecharam às 19h00 de Brasília (23h00 em Potugal), os dados da sondagem IBOPE davam 45% dos votos para Bolsonaro e 28% para Fernando Haddad, mas o cenário de vitória do candidato da extrema direita ganhar ao primeiro turno esteve em cima da mesa durante um par de horas.
Numa fase inicial, a contagem real dos votos mostrou, quando estavam 53% dos votos apurados, que Bolsonaro podia mesmo chegar à maioria absoluta logo à primeira volta. Chegou a ter 49% dos votos, mas, depois de apurados 93% dos votos, Bolsonaro seguia, pelas 00h45 de Lisboa, com 46,8% dos votos, Haddad com 28,2% e Ciro Gomes com 12,5%.
Os dados estão a ser revelados pelos media brasileiros a partir da informação do Supremo Tribunal Eleitoral, que é responsável pelos dados do voto eletrónico no Brasil. Uma das chaves para Bolsonaro não ter ganhado à primeira volta veio da votação dos nove estados do Nordeste. Haddad venceu folgadamente em oito deles (Maranhão, Piauí, Rio Grande Sul, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Segipe e Bahia) e Ciro Gomes triunfou no Ceará, o que deixou Bolsonaro fora da maioria absoluta.
Certo é que Bolsonaro teve um votação bem à frente de Fernando Haddad, o candidato do PT de Lula da Silva. O candidato petista tem agora duas semanas para tentar evitar a eleição do candidato radical que tem dividido o Brasil. O candidato da esquerda vai tentar angariar os apoios dos candidatos derrotados no escrutínio, sendo que alguns deles já disseram que o fariam. A segunda volta das eleições está marcada para 28 de outubro.
Autor: Correio da Manhã
Menino estava vestido com roupa do pai e apresentava várias lesões no corpo
A nossa análise ao dobrável da marca sul-coreana
Uma hipótese que se pode tornar realidade com a entrada do grupo italiano MediaForEurope no capital social
Audiência média de 145.100 espectadores no programa de ontem, com 2,9% de share
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português