Relatos de confusão e pedidos de repetição do voto levaram AD a pedir um esclarecimento à CNE, que critica tema "fora de tempo"
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) respondeu à Aliança Democrática (AD) depois de ter recebido um pedido de esclarecimento devido aos relatos de confusões entre a coligação e o partido ADN no momento do voto. "As denominações, siglas e símbolos dos partidos e coligações que constam dos boletins de voto são, como legalmente têm que ser, as que se encontram no registo do Tribunal Constitucional", frisa a CNE.
"O tema não deve ser abordado nem discutido em dia de eleições, sob pena de tal questão poder consagrar uma violação da lei eleitoral. Nesta sequência, determina-se que os órgãos de comunicação social cessem qualquer referência a quaisquer candidaturas ou partidos políticos a respeito deste tema. Esclarece-se que o voto depois de depositado na urna não pode ser repetido", lê-se na nota enviada pela CNE.
Relacionadas
Mais tarde, Fernando Anastácio, presidente da CNE, pediu acalmia para que "não haja práticas entendidas como violação da lei eleitoral, como "intervenção no espaço mediático de partidos políticos". Segundo a CNE, o assunto devia ter sido tratado antes de serem admitidas as siglas, sendo agora um "tema fora de tempo".
A partir do momento em que é depositado o voto, nada há a fazer, mas Fernando Anastácio diz que "pode haver um momento em que alguma pessoa se engane e perceba isso, vai à mesa e resolve", pedido um novo boletim. "Criou-se aqui na nossa perspetiva um facto que não me parece que tenha essa dimensão. Parece-me que o boletim é claro", frisou.
A Aliança Democrática (AD) apelou hoje à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que promova o "voto esclarecido" devido à semelhança de nomes nos boletins, o que tem motivado pedidos de repetição do ato eleitoral. Por seu lado, o ADN também se queixou à CNE.
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da CNE, Fernando Anastácio, disse que a situação reportada pela AD, coligação que junta PSD, CDS e PPM, vai ser analisada "daqui a pouco", sem adiantar mais detalhes: "Em conformidade com a lei eleitoral e com a situação em concreto, iremos obviamente tomar uma posição", garantiu.
Num comunicado dirigido à CNE, a direção de campanha nacional da AD alertou que tem recebido "inúmeros relatos" de pedidos de repetição do voto.
Paralisação da Função Pública marcada para sexta-feira. A partir de amanhã protestos na PSP
Problema surgiu na madrugada desta segunda-feira
A partir de hoje há um novo sistema de validação obrigatória de IBAN e NIF
O concurso está dividido em 45 lotes e os veículos deverão ser entregues até final do próximo ano
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional