Foi transportado de helicóptero para o hospital
Salman Rushdie foi esfaqueado no pescoço durante o ataque que sofreu antes de iniciar uma palestra em Nova Iorque. O escritor de 75 anos foi alvo de ameaças de morte nos anos 80 por parte do Irão devido à publicação da obra Os Versículos Satânicos e foi agredido na cidade norte-americana.
A polícia estatal de Nova Iorque relata que também o seu entrevistador foi atacado. O escritor foi transportado para o hospital de helicóptero.
Um homem invadiu o palco no Instituto Chautauqua e começou a esmurrar ou esfaquear Salman Rushdie enquanto este era apresentado, relata a Associated Press. O agressor foi detido.
Rita Landman, uma endocrinologista que ia assistir à palestra e que ofereceu ajuda médica, relatou ao jornal The New York Times que Salman Rushdie sofreu vários ferimentos com arma branca, incluindo uma no pescoço, e que estava deitado numa poça de sangue. Contudo, parecia estar vivo e não recebeu reanimação.
O livro Os Versículos Satânicos encontra-se banido no Irão desde 1988 por ser considerado blasfemo. Em 1989, o antigo líder do país, o aiatola Khomeini, pediu a morte do escritor britânico de origem indiana. Quem o matar, recebe mais de 3 milhões de dólares de recompensa.
O governo do Irão distanciou-se deste decreto ao longo dos anos, mas em 2012, deu-se um aumento da recompensa. Na altura, o escritor desvalorizou a ameaça considerando que havia "falta de provas" de pessoas interessadas no dinheiro.
Também em 2012, publicou um livro de memórias intitulado Joseph Anton em que relata a altura em que foi alvo da fatwa.
Em 1991, o tradutor de Os Versículos Satânicos para japonês, Hitoshi Igarashi, foi encontrado morto depois de ter sido alvo de ameaças de extremistas islâmicos. No mesmo ano, o tradutor italiano da mesma obra, Ettore Capriolo, foi esfaqueado no seu apartamento em Milão mas sobreviveu ao ataque com ferimentos superficiais.
Terramoto deu-se pelas 00h38
Marca anunciou ainda um novo ecossistema de produtos no evento de lançamento
Ator, que interpreta Dominic Toretto na saga, publicou fotografia com o craque
Caso remonta a dezembro do ano passado. Companheira queixa-se de agressão e sequestro
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam