Duas das maiores economias europeias sofreram uma contração económica acima de 5% nos primeiros três meses deste ano.
França e Espanha já revelaram a evolução do produto interno bruto (PIB) do primeiro trimestre, confirmando que a covid-19 está a ter um forte impacto na atividade económica.
As economias dos dois países sofreram quebras em cadeia acima de 5%, o que representa a evolução mais negativa desde que os institutos de estatística recolhem os dados.
O PIB de Espanha contraiu 5,2% no primeiro trimestre face aos três meses anteriores, o que segundo o El País representa a quebra mais forte desde a II Guerra Mundial. A quebra trimestral mais forte anunciada até hoje pelo Instituto Nacional de Estadística aconteceu na crise financeira, quando o PIB de Espanha afundou 2,6% no primeiro trimestre de 2009
A queda sentida no primeiro trimestre deste ano duplicou a registada há 11 anos, o que mostra o grande impacto da paralisação da economia devido à covid-19. Isto apesar de as medidas de contenção terem afetado apenas uma parte do mês de março, o que antecipa um segundo trimestre ainda mais negro.
Esta quinta-feira o Eurostat irá anunciar o PIB da Zona Euro no primeiro trimestre, sendo que os números também deverão ser fortemente negativos.
Também hoje a França anunciou que o PIB encolheu 5,8% no primeiro trimestre, face aos três meses anteriores, o que de acordo com o Financial Times representa a contração mais forte desde que o instituto de estatísticas francês Insee começou a recolher estes dados em 1949.
A contração recorde reflete a paralisação da economia devido à propagação do coronavíris, que em março já afetava fortemente aquela que é segunda maior economia da Zona Euro.
"A evolução negativa do PIB está sobretudo relacionada com o encerramento das atividades não essenciais no âmbito das medidas de ‘lockdown’ adotadas a meados de março", refere o Insee.
A queda abrupta do PIB foi liderada por uma descida "sem precedentes" de 6,1% no consumo das famílias e uma descida de 11,8% no investimento. As exportações e as importações registaram quedas de 6%.
A economia francesa contraiu 0,1% em cadeia no último trimestre de 2019, pelo que já está em recessão técnica.
Viswashkumar Ramesh regressou a Inglaterra mas ainda não consegue falar abertamente sobre o que aconteceu
Anúncio feito por Margarida Balseiro Lopes, em audição na Assembleia da República
Ministra da Cultura, Juventude e Desporto admitiu revisitar o regime jurídico de várias matérias
Cheney era conhecido como o arquiteto da "guerra ao terror". Tinha 84 anos.
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Norte-americano tinha 75 anos
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão