«Estes polícias amam-vos»: xerife junta-se a protestantes contra morte de George Floyd
Numa marcha pacífica, os manifestantes gritaram pelo cidadão afro-americano morto por um agente da polícia na cidade de Minneapolis
Num gesto de solidariedade, um xerife do estado do Michigan juntou-se a um grupo de manifestantes contra a violência policial nos Estados Unidos. Numa marcha pacífica, os protestantes gritaram "por George Floyd", o cidadão afro-americano que foi morto por um agente da polícia na cidade de Minneapolis no início desta semana.
Relacionadas
Os manifestantes levavam cartazes e gritavam enquanto caminhavam pelas ruas até à sede da polícia. Os protestos pacíficos duraram várias horas, de acordo com os meios de comunicação locais.
"Não nos podemos esquecer que os nossos carros da polícia por toda a nação dizem 'proteger e servir'. Isso significa todas as pessoas, isso significa que todas as pessoas merecem a mesma dignidade", disse o xerife à estação de televisão WJRT. "Se não consegues impedir o que está errado, tenta fazer o que está certo".
O momento foi partilhado nas redes sociais.
Law enforcement’s decisions about how to engage with demonstrators can make all the difference.
Flint, Michigan—> The County Sheriff joined a group of largely Black protesters in their march for justice. #GeorgeFloydProtests pic.twitter.com/IhJcXObcFg— Kristen Clarke (@KristenClarkeJD) May 31, 2020
Na sexta-feira, um tribunal norte-americano acusou o agente Derek Chauvin de assassínio em terceiro grau e de homicídio involuntário pela morte de George Floyd, de 46 anos.
Pela quinta noite consecutiva, confrontos entre manifestantes e polícias têm abalado as principais cidades dos Estados Unidos, colocadas sob recolher obrigatório.
Donald Trump prometeu "travar a violência coletiva", após várias noites de distúrbios em Minneapolis.
Segundo a agência de notícias Associated Press, a polícia deteve cerca de 1.400 pessoas em 17 cidades norte-americanas.