Organismo destaca a relação do Papa com o futebol e reconhece-o como "o argentino que jogou pelo mundo"
A Associação do Futebol Argentino (AFA) publicou esta quarta-feira um vídeo em homenagem ao Papa Francisco, no qual destaca a sua relação com a modalidade e o reconhece como "o argentino que jogou pelo mundo".
A homenagem recupera vários atos públicos de Jorge Mario Bergoglio, que morreu na segunda-feira, aos 88 anos, desde que foi eleito Papa, em março de 2013, até à sua morte, com outros adeptos argentinos de futebol, desporto que o sumo pontífice se confessou adepto, especialmente do clube San Lorenzo de Almagro.
"Francisco, que jogador. Daqueles que nunca perderam a fé. São eleitos. Aparece um em cada muitos anos, mas este foi diferente porque quando entrou pela primeira vez, pediram a mudança", relata o vídeo, com imagens em que Francisco saúda Bento XVI.
O falecido Papa "jogou como sempre se joga no fim do mundo [como o próprio considerou a sua naturalidade], com sacrifício", mas também "sempre com as mesmas botas e com os pés no chão".
"O último capitão da Igreja Católica foi argentino. Nunca foi individual, preferiu sempre o jogo coletivo. Soa-te familiar? Se tivemos algo com Bergoglio, foi um Deus à parte", prossegue o vídeo da AFA, que recorda o Campeonato do Mundo de 2022 conquistado pela Argentina, no Qatar.
Relacionadas
Francisco "deixou todo o protocolo de lado" e "fez dançar muitos privilegiados, até ficarem sem ar", altura em que "o mundo entendeu quão importante é ter um capitão argentino, quando o que é preciso é coragem".
"Podes acreditar ou não. Mas é verdade, esta creche deu um Papa ao mundo. E cada vez que festejarmos um golo no céu, faremos isso com honra, porque agora também teremos um Papa do bairro de Flores", remata o vídeo, aludindo ao local do estádio do San Lorenzo.
O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.
Nascido em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.
O Papa Francisco esteve 38 dias internado, devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março. A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera da morte.
Bruno Mourão Martins pretende "garantir sinergias" e implementação de "boas práticas", atraindo "jovens, investimento e emprego"
Rubrica do NOW conseguiu um pico de 2.58% de share
Streameast tinha tido mais de 1,6 mil milhões de visitas no ano passado
Impressiona tanto pela qualidade como... pelo preço
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes