A TV Globo promoveu, com o beneplácito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma verdadeira revolução no futebol brasileiro, abolindo duas competições do calendário e provocando alterações na forma como são distribuídas as receitas dos direitos televisivos pelos clubes.
Assim, por forma a conceder maior importância ao Brasileirão e à Taça do Brasil, a TV Globo e a CBF decidiram abolir as taças regionais (como a Rio-São Paulo, Sul-Minas, etc) e a Copa dos Campeões. O Brasileirão passará a realizar-se entre 30 de Março e 14 de Dezembro e os campeonatos estaduais entre 26 de Janeiro e 23 de Março.
A Taça do Brasil vai realizar-se de Fevereiro a Junho, período em que também irá disputar-se a Taça dos Libertadores, ficando a Copa Pan-Americana agendada entre Agosto e Novembro.
Com este novo calendário, fica ainda definido um novo critério para a divisão das receitas televisivas pelos clubes.
Estes foram divididos em quatro grupos, assim repartidos: Grupo A – Vasco da Gama, Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo (410 mil euros mensais); Grupo B – Botafogo, Fluminense, Grémio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Santos (310 mil euros mensais); Grupo C – somente o Bahia (270 mil euros mensais); Grupo D – Guarani, Portuguesa, Goiás, Sport Recife, Vitória, Atlético Paranaense e Curitiba (220 mil euros mensais).
Alguns clubes discordaram da divisão de quotas (a eliminação das taças regionais acabou com receitas garantidas para clubes de menor importância), considerando terem direito ao mesmo montante que determinados clubes colocados em grupos superiores. A medida foi submetida a votação e recolheu 24 votos favoráveis e 20 contra.
Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, os clubes receberão igualmente uma verba da Globo, mas os valores, que ainda não foram estabelecidos, serão entregues consoante a importância de cada campeonato estadual.
O poder da Rede Globo no futebol
O domínio da TV Globo no futebol brasileiro é absolutamente esmagador. Em virtude de ser detentora exclusiva dos direitos de transmissão dos jogos do Brasileirão – assim como do "Paulistão" e "Cariocão" – e de patrocinar 15 dos 27 campeonatos estaduais (que a torna na principal fonte de receitas dos clubes), a Globo determinou contratualmente que os clubes são obrigados a comunicar-lhe sempre que pretendam alterar jogos, sob risco de pesadas multas.
Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, levantou 250 mil euros em dois meses
Rute Martins era quem tratava das viagens profissionais e pessoais de Sócrates quando este era primeiro-ministro
Antigo internacional português quer liderar algo, só não disse o quê
Engate que ligava as duas carruagens partiu-se devido a uma falha de manutenção.
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão