Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Decisão final terá agora de ser aprovada pelo Parlamento
Seguir Autor:
Seguir Autor:
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira que o Governo apoia a decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de decretar o estado de emergência.
A comunicação foi feita pelo primeiro-ministro após uma reunião urgente do Conselho de Ministros, que decorreu no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Antes, reuniu-se o Conselho de Estado, por vídeoconferência, o órgão de consulta política do Presidente da República."O Conselho de Ministros, perante os fundamentos do Presidente da República, dá o parecer favorável", explicou António Costa. "Com a declaração do estado de emergência a democracia não será suspensa, continuaremos com o pleno funcionamento das nossas instituições democráticas, continuaremos a ser uma sociedade de cidadãos livres que serão responsáveis por si e pelos outros", disse, acrescentando ainda: "A declaração do estado de emergência em nada pode desresponsabilizar, seguindo as recomendações da DGS e reduzindo ao mínimo os contactos sociais".
Relacionadas
"Queremos continuar a viver numa sociedade decente, em que cada um cuida de si e dos outros também. em que ninguém é deixado ao abandono", reforçou o líder do Executivo: "A nossa primeira prioridade naturalmente é prevenir esta doença, conter a pandemia e salvar as vidas, mas para salvar vidas é fundamental que a vida continue". Por isso, lembrou, é fundamental que "as cadeias de abastecimento de bens e serviços essenciais" continuem a ser asseguradas.
Segundo o primeiro-ministro, as medidas que o Governo vai executar caso seja aprovado o estado de emergência vão ser decididas amanhã em Conselho de Ministros e que cumprirá o mesmo "com a maior determinação". "Adotando em cada momento as medidas necessárias adequadas e proporcionais ao objetivo que temos em vista", acrescentou.
Marca asiática com investimento forte para tornar-se principal acionista da marca alemã
Governo altera regime de gestão de resíduos e prepara transição para alternativas mais sustentáveis sem criar nova taxa para os consumidores.
João Rafael Paulino dos Santos Cardoso foi jogador de andebol
Consumo diário atingiu 198,1 GWh no dia 23 e potência máxima superou os 10,2 GW, num mês marcado por temperaturas baixas
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon
Rumores e confirmações nos principais campeonatos