Reconhecimento dá-se dias antes da Assembleia Geral da ONU
Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, anunciou este domingo, o reconhecimento oficial do Estado da Palestina. A decisão resulta, segundo Paulo Rangel, da deliberação do conselho de ministros de 18 de setembro.
O ministro dos Negócios Estrangeiros que se encontra em Nova Iorque sublinhou a "necessidade de combater todas as formas de antissemitismo". O político declarou que o Governo português condena as "restrições à entrada de ajuda humanitária, deslocação das populações, situação de fome gerada em Gaza, destruição de infraestruturas como escolas, hospitais e edifícios religiosos". Paulo Rangel disse ainda que é "urgente" o cessar-fogo e a abertura das fronteiras para a entrada de ajuda humanitária, assim como a libertação dos reféns às mãos do Hamas.
"É mais do que tempo para dar os passos necessários para a paz", frisou, acrescentando que Portugal "espera que Israel compreenda a decisão tomada". Para o País, a "solução de dois Estados é a única via para a paz". O reconhecimento do Estado da Palestina é, segundo o ministro, " a favor da paz e do direito do povo palestiniano e nada contra Israel". "Portugal ainda e um País que define a sua política externa", sublinhou.
Os governos do Reino Unido, Canadá e Austrália formalizaram também este domingo o reconhecimento do Estado da Palestina antes da 80ª Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque que tem início na próxima terça-feira, dia 23 de setembro e termina dia 29. Para além destes países, é esperado que a França e a Nova Zelândia reconheçam ainda durante esta semana o Estado da Palestina.
Reconhecimento dá-se dias antes da Assembleia Geral da ONU
Pugs e bulldogs podem ser adoráveis, mas a sua respiração nem sempre é tão simples quanto parece
CM falou com Luís Miguel Militão que garante estar arrependido
Aeroporto de Bruxelas avançou que foi atingido por um ataque informático
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele