Ministro João Galamba demite-se

Em causa está a intervenção do SIS após ex-adjunto do ministro das Infraestruturas ter levado consigo um computador

• Foto: Lusa/EPA

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, apresentou hoje a demissão ao primeiro-ministro, António Costa, "em prol da necessária tranquilidade institucional"."

Comunico que apresentei, agora mesmo, o meu pedido de demissão ao senhor primeiro-ministro. No atual quadro de perceção criado na opinião pública, apresento o meu pedido de demissão em prol da necessária tranquilidade institucional, valores pelos quais sempre pautei o meu comportamento e ação pública enquanto membro do Governo", lê-se no comunicado enviado pelo Ministério.

João Galamba reiterou também que, "numa altura em que o ruído se sobrepõe aos factos, à verdade e à essência da governação, é fulcral reafirmar que esta Área Governativa", que se orgulha de ter liderado, "nunca procurou ocultar qualquer facto ou documento".

"Demito-me apesar de em momento algum ter agido em desconformidade com a lei ou contra o interesse público que sempre promovi e defendi na minha atuação enquanto governante, tal como foi, detalhada e publicamente, reconhecido pelo senhor primeiro-ministro", acrescentou.

A demissão surge após a polémica que envolve o ministro e o Serviço de Informações de Segurança (SIS), que interveio na recuperação do computador do ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro.

Recorde-se que a exoneração do ex-adjunto de Galamba, Frederico Pinheiro, foi conhecida na sexta-feira. De acordo com o ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba procurou omitir informação à comissão de inquérito à TAP. O SIS terá intervido para recuperar o computador que Frederico Pinheiro levou do ministério das Infraestruturas para casa.

Por Correio da Manhã e Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas