A 7.ª edição do certame arranca hoje no Fórum Lisboa e a organização espera muito público
Arranca hoje no Fórum Lisboa, o antigo Cinema Roma, a 7ª edição do único festival de cinema em Portugal totalmente dedicado ao desporto, em várias vertentes, desde o futebol aos Jogos Olímpicos. Record falou com Teresa Ramilo, presidente da comissão organizadora, que nos apresentou o evento, o qual convida o público a passar um fim-de-semana junto ao grande ecrã, assistindo a muitos filmes, reportagens e debates.
"Este é um festival de cinema e desporto, cujo nome é Lisbon Sports Films Festival, mas eu acrescentaria International FIST, porque somos associados dessa Federação Internacional de Cinema, Televisão e Desporto. Isto significa que o nosso é um dos festivais mundiais de cinema de desporto, fazemos parte desse circuito", começa por revelar.
Quem é o público alvo deste evento e estes três dias são mais dedicados a quem gosta de cinema ou de desporto? "Essa é uma boa pergunta. Quando o festival começou era nitidamente do desporto para o cinema, mas aprendemos e já vamos para a 7ª edição, em que o foco tem de ser o cinema, porque é cultura. E a partir disso associamos o desporto, que é uma das características que no cinema existe pouco. Portanto, vamos por aí. A narrativa que acontece nas peças, sejam de cinema, filmes ou audiovisual, são de facto relacionados com o desporto e sociedade e com os mais jovens, como praticam, como o veem", explica Teresa Ramilo.
O facto de ir na 7ª edição é sinal de sobrevivência, mas não tem sido fácil chamar público, aliás esse é o maior problema para os organizadores porque, mesmo utilizando novos espaços como as redes sociais, é difícil chegar a todo o tipo de espectadores. "Infelizmente, as pessoas aderem pouco a estes festivais. As redes sociais têm servido para chamar público, mas não é o suficiente porque aí estamos a chegar só a um público alvo. Precisávamos de outro tipo de divulgação, por exemplo, passar nas estações de televisão. Precisávamos de um grande sponsor", remata.
Todas as sessões têm entrada grátis
Um dado muito atrativo para quem ficar curioso sobre este festival de cinema e desporto é o facto de as entradas serem grátis. Por isso, quem quiser passar este fim-de-semana a ver, num grande ecrã, filmes cujo tema é o desporto pode fazê-lo sem gastar um euro. Basta ir ao site oficial e tirar os bilhetes nessa plataforma. Cada ingresso é válido para um dia do evento, mas é possível tirar para os 3 dias.
Futebol é presença obrigatória
Um festival de cinema dedicado ao desporto tem de ter, obrigatoriamente, um espaço para o futebol e são vários os filmes presentes, seja em longas e curtas metragens, em concurso ou apenas para serem divulgados. Por exemplo, na edição de 2022 um dos filmes apresentados foi o ‘A glória eterna’, uma obra de dois realizadores brasileiros dedicada à conquista da Taça Libertadores pelo Flamengo, em 2019, treinado então por Jorge Jesus.
Quatro mostras competitivas
O certame tem quatro mostras competitivas: Desporto e Sociedade; CINEFOOT Portugal; Lisbon Sport Film Festival -Televisão; e O Desporto visto pelos Jovens. O evento dura três dias, mas na verdade o que começa hoje são as sessões presenciais porque o formato digital esteve online desde 1 de outubro. Como acontece em todas as edições, durante 10 dias estiveram disponíveis no site do Festival muitos conteúdos totalmente grátis.
Evento arranca com homenagem
A sessão de abertura do festival, hoje às 20h30, conta com uma homenagem a José Manuel Constantino, antigo presidente do Comité Olímpico Português, falecido em agosto.
"Sim, é uma homenagem simbólica, até pelo facto de estarmos em ano olímpico. É também uma homenagem aos próprios Jogos e, neste particular, com uma obra com esse tema, no caso sobre a mulher nos Jogos Olímpicos. É o filme de abertura do festival e, sendo esse o tema, associamos ao professor José Manuel Constantino, porque ele fechou o ciclo de Paris 2024. Portanto, por tudo isso e por ser realmente uma pessoa, uma individualidade, muito marcante no desporto em Portugal, faremos essa homenagem", explica Teresa Ramilo.
De resto, esta não é a primeira vez que o Lisbon Sports Films Festival aproveita o espaço para iniciativas que recordam figuras do desporto nacional. "Vem na sequência de outras homenagens que já fizemos, esta é a terceira em seis edições. A primeira foi ao professor Noronha Feio, alguém também muito especial no desporto, e outra a Mário Moniz Pereira. São figuras, ícones do desporto e acho que faz sentido nós, enquanto organização do festival, fazermos estas homenagens", considera.
Em Lisboa, 76 restaurantes (como o Bistro 100 Maneiras e o Ryoshi) ficam com menus a €25 e €35.
Ao abrigo do Regulamento dos Serviços Digitais
Descubra para que servem as almofadinhas e como pode protegê-las.
A demissão ocorreu na sequência de uma reunião entre Sérgio Janeiro e Ana Paula Martins.
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Vai ficar no clube norte-americano até aos 41 anos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa