Manuel Damásio: o presidente que contratou Donizete e falhou Jardel
Empresário foi detido esta quarta-feira





























Manuel Damásio nasceu em Lisboa, a 9 de Julho de 1940. Fez parte da lista de Fernando Martins quando este competiu com João Santos para a presidência do clube da Luz. Assinante do jornal "O Benfica" desde o seu início, foi acompanhando ao longo dos anos a evolução do clube. Na infância, frequentava a casa do sócio nº 1502, Carlos Vidinha (companheiro na instrução primária), o que lhe influenciou a opção clubista.
Relacionadas
A política de contratações na era Damásio não foi famosa, durante a sua presidência o Benfica negociou mais de 100 jogadores. A escolha de Artur Jorge para treinador, que susbtituiu Toni despediu após ter sido campeão, revelou-se infrutífera e outras, como Paulo Nunes e Donizete, um desperdício de dinheiro. E quando Gaspar Ramos teve Jardel nas mãos... este escapou. Manuel Damásio não deu o aval à contratação por não querer passar de um limite financeiro mas Pinto da Costa não pensou duas vezes e pagou ao Grémio.
Esta quinta-feira, o antigo presidente do Benfica, 75 anos, foi detido pela Polícia Judiciára no âmbito da operação Rota do Atlântico, a mesma que implica o empresário de futebol José Veiga e o advogado Paulo Santana Lopes, detidos desde 8 de fevereiro, o primeiro em prisão preventiva e Paulo Santana Lopes em prisão domiciliária.
Em 2004, sete anos depois de deixar a presidência dos encarnados, Manuel Damásio afirmava que José Vieiga era "o homem ideal para o Benfica", tendo sido o responsável pela entrada do técnico Giovanni Trapattoni, que deu o título de campeão em 2004/2005.