Em 7 de Janeiro de 1994 foi eleito o 30.º presidente do Benfica, com 87% dos votos
Manuel Damásio nasceu em Lisboa, a 9 de Julho de 1940. Fez parte da lista de Fernando Martins quando este competiu com João Santos para a presidência do clube da Luz. Assinante do jornal "O Benfica" desde o seu início, foi acompanhando ao longo dos anos a evolução do clube. Na infância, frequentava a casa do sócio nº 1502, Carlos Vidinha (companheiro na instrução primária), o que lhe influenciou a opção clubista.
Em 7 de Janeiro de 1994 foi eleito o 30.º presidente do Benfica, com 87% dos votos em relação ao opositor e amigo José Capristano. Iniciou desde logo uma campanha de angariação de sócios, que elevou o número de 83 000 para 150 000. Herdou um passivo enorme, que tentou combater com o patrocínio da Parmalat, mas não vieram daí grandes benefícios. Implementou uma transformação no Departamento de Futebol com a ajuda de Abílio Rodrigues e Gaspar Ramos. Não teve sorte na escolha dos treinadores (Artur Jorge, Paulo Autuori, Manuel José...) e gastou muito dinheiro em contratações falhadas, como Nelo, Tavares, Paulo Nunes, Donizete... Em 1997, saiu da presidência pela porta dos fundos.
Relacionada
Jardel esteve tão perto
A política de contratações na era Damásio não foi famosa, durante a sua presidência o Benfica negociou mais de 100 jogadores. A escolha de Artur Jorge para treinador, que susbtituiu Toni despediu após ter sido campeão, revelou-se infrutífera e outras, como Paulo Nunes e Donizete, um desperdício de dinheiro. E quando Gaspar Ramos teve Jardel nas mãos... este escapou. Manuel Damásio não deu o aval à contratação por não querer passar de um limite financeiro mas Pinto da Costa não pensou duas vezes e pagou ao Grémio.
Esta quinta-feira, o antigo presidente do Benfica, 75 anos, foi detido pela Polícia Judiciára no âmbito da operação Rota do Atlântico, a mesma que implica o empresário de futebol José Veiga e o advogado Paulo Santana Lopes, detidos desde 8 de fevereiro, o primeiro em prisão preventiva e Paulo Santana Lopes em prisão domiciliária.
Em 2004, sete anos depois de deixar a presidência dos encarnados, Manuel Damásio afirmava que José Vieiga era "o homem ideal para o Benfica", tendo sido o responsável pela entrada do técnico Giovanni Trapattoni, que deu o título de campeão em 2004/2005.
Plataformas de IA já se tornaram confidentes, terapeutas e até cúmplices de crime
É o quinto Estado-membro mais desigual da União Europeia
A proposta proíbe "roupas destinadas a ocultar o rosto". Chega fez a proposta e a direita aprovou.
Provedoria de Justiça revela que as entidades públicas estão a exigir um mínimo de 12 meses de descontos na Segurança Social para atribuir pensões antecipadas sem base legal para isso
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida