Marcelo admite que recebeu um e-mail do filho sobre caso das gémeas luso-brasileiras

Presidente da República dá explicações

Seguir Autor:

Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou esta segunda-feira, a imprensa em Belém, para falar sobre o caso das gémeas luso-brasileiras. 

Foi designado que podiam ser feitas três perguntas por parte dos jornalistas após a sua declaração.

Marcelo referiu que no dia 4 de novembro foi-lhe colocada pela primeira vez "a questão se tinha tido alguma intervenção no processo das duas gémeas num tratamento complexo no Hospital Santa Maria", ao que respondeu que "não se recordava". 

O presidente da República acrescentou que há poucos dias foi noticiado que a Procuradoria Geral da República tinha aberto um inquérito sobre desconhecidos da matéria em causa, referindo que "está em condições de dizer que foi possível apurar contra os factos que ocorrem há quatro anos"

O processo das gémeas luso-brasileiras passou-se em dez dias, entre o21 de outubro de 2019 e 31 de outubro de 2019, o que coincidiu com a formação de um governo constitucional.

Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu que o filho, Nuno Rebelo de Sousa, lhe enviou um email que dizia que um grupo de amigos da família das gémeas se tinha reunido e "tentava que elas fossem tratadas em Portugal". Após isso a documentação foi enviada para o Hospital Santa Maria, mas sem obter resposta.

Maria João Ruela, assessora para assuntos sociais, contactou o Hospital Santa Maria no dia 23 de outubro, ao qual obteve a resposta "o processo foi recebido e estão a ser analisados casos do mesmo tipo. A capacidade é limitada e depende das decisões médicas do hospital e do infarmed". 

Nuno Rebelo de Sousa dirigiu-se depois ao chefe da Casa Civil que confirmou a comunicação recebida da consulta lhe disse: "A prioridade é dada aos casos que estejam  a ser tratados nos hospitais portugueses dai que ainda não tenham sidos contactados. O SNS cobre em primeiro lugar situações de pessoas que residam em Portugal. Os portugueses em países estrangeiros tem direito a ser tratados pelos sistemas de saúde dos países onde residem".

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Vidas a flutuar: Record foi ver Alcácer do Sal voltar à tona

A Sónia do café onde as águias voam. A Mila do restaurante onde os leões rugem. A Dália do lugar onde se junta mais de meia Seleção Nacional. A Dona Esperança salva pelo filho Pedro, surfista. Estes são alguns dos rostos na cidade alentejana que enfrentou a fúria das águas e a raiva do vento

Notícias
Notícias Mais Vistas