Presidente da República diz que terá de estar mais atento no futuro
Marcelo Rebelo de Sousa voltou a dizer que João Galamba devia ter sido exonerado e reafirmou a "divergência" com António Costa relativamente ao ministro das Infraestruturas. No entanto, o Presidente da República optou por segurar o Governo e não irá dissolver o Parlamento, embora tenha deixado muitos recados ao Primeiro-Ministro.
"Terei de estar ainda mais atento, pois julgava que existia acordo sobre o essencial. Viu-se que há uma diferença de fundo. Terei de estar ainda mais atento e interveniente no dia a dia, para evitar o recurso a poderes que a Constituição me dá e do qual não posso abdicar", disse o chefe de Estado numa comunicação ao país.
Relacionadas
"Como pode um ministro não ser responsável por um colaborador da equipa mais próxima? Como pode esse ministro não ser responsável por situações, bizarras e deploráveis?", começa por perguntar. "Não se resolve apenas pedindo desculpa pelo sucedido, é preciso pagar por aquilo que se faz ou deixou de fazer. Não se mistura política com a justiça, não se apaga dizendo que já passou, não passou", diz Marcelo, que agora critica as questões de "boa consciência" que levaram António Costa a não aceitar a demissão de Galamba.
"Foi por tudo isto que entendi que o ministro das Infraestruturas devia ter sido exonorado", esclarece. "Por tudo isto houve uma divergência de fundo" com António Costa, explica. Não sobre a "pessoa e as qualidades" do ministro das Infraestruturas, mas sobre a "responsabilidade, credibilidade e autoridade do ministro, Governo e do Estado".
"No passado foi sempre possível acertar agulhas, mas desta vez não. Foi pena", refere. A responsabilidade dos governantes "não foi assumida como devia ter sido", acrescenta o Presidente da República.
François Bayrou foi o terceiro primeiro-ministro francês no espaço de 12 meses
Serviço abre apenas a partir das 10H30
Alto-Comissário apelou a "ações imediatas para pôr fim à carnificina", afirmando que a comunidade internacional “está a falhar no seu dever"
A higiene dos ouvidos é muitas vezes esquecida, mas fundamental para a saúde de cães e gatos.
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense