13/11/2025

Mau tempo: casal de idosos morre afogado, campo de futebol desaba e muitas derrocadas de norte a sul

Depressão Cláudia faz estragos em todo o país

A carregar o vídeo ...
De norte a sul do País a depressão Cláudia não dá tréguas: As imagens do mau tempo em Portugal Direitos Reservados
23:14 13.11.2025

Moitense também atingido pelo temporal

O mau tempo que se tem feito sentir no nosso país tem causado imensos prejuízos. A margem sul do Tejo foi bastante afetada e alguns clubes desportivos sofreram avultados prejuízos, como é o caso do Botafogo, do Moitense e do Estrela Afonsoeirense.

O União Futebol Clube Moitense emitiu um comunicado sobre as ocorrências no Campo do Juncal, que ficou completamente alagado, parecendo mais uma piscina do que um campo de futebol. “Infelizmente, a forte tempestade que se abateu sobre a nossa região deixou marcas profundas nas nossas instalações. O nosso clube foi fortemente afetado, registando inundações nos campos, nos balneários, no posto médico e na secretaria. Estamos ainda a avaliar todos os estragos, mas podemos desde já garantir que não baixaremos os braços e, com a ajuda de todos, vamos ultrapassar mais este desafio. Os treinos, para já, estão cancelados", pode ler-se.

Através de fotografias publicadas, pode ver-se a totalidade do relvado principal do Campo do Juncal coberto de água, assim como o campo número 2, que ficou bastante inundado. Tendo em conta a situação, o jogo do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão com o Palmelense, que está marcado para o Campo do Juncal, fica em dúvida. O Campo Municipal do Afonsoeiro, no Montijo, também foi atingido pela intempérie, mas as dimensões dos prejuízos foram menores.

21:15 13.11.2025

E-REDES diz que há menos de 300 clientes sem energia e dá situação por normalizada

Menos de 300 clientes da E-REDES continuavam sem energia elétrica às 19h50 devido ao mau tempo, informou a empresa, para quem a situação ficou normalizada.

"A situação decorrente da depressão Cláudia está normalizada, há menos de 300 clientes afetados", indicou a E-REDES num comunicado.

Pelas 8h30, cerca de 16 mil clientes de energia elétrica estavam sem abastecimento nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.

21:15 13.11.2025

Autarca do Seixal lamenta mortes e garante que município está a dar apoio necessário

O presidente da Câmara do Seixal lamentou a morte de duas pessoas em Fernão Ferro, na sequência do mau tempo que se fez sentir na zona, e garantiu que o município está a prestar todo o apoio necessário.

"Hoje vivemos um dia particularmente difícil no concelho do Seixal. Em meu nome pessoal e em nome de todo o município, expresso o mais profundo pesar e apresento à família e amigos das vítimas as nossas mais sentidas condolências. Estamos a acompanhar de perto tudo o que se passa e a prestar todo o apoio necessário neste momento tão difícil", refere Paulo Silva, numa nota divulgada na rede social Facebook.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara do Seixal adiantou que a habitação, construída numa Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI), está junto a uma linha de água.

"Trata-se de uma casa construída clandestinamente, sem qualquer licenciamento camarário, no âmbito do loteamento clandestino do Pinhal do General, que começou nos anos 70", disse o autarca, adiantando que está em curso o processo para a construção das infraestruturas e regularização das linhas de água.

Pub
21:14 13.11.2025

Autoeuropa inundada devido à forte precipitação

A carregar o vídeo ...
Autoeuropa inundada devido à forte precipitação
21:13 13.11.2025

Vento forte arrancou cobertura do centro cultural em Gomes Aires no concelho de Almodôvar

Um fenómeno de ventos extremos arrancou a cobertura metálica do centro cultural em Gomes Aires, no concelho de Almodôvar, provocando danos em telhados, sem causar feridos e desalojados, disse fonte da Proteção Civil.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou à agência Lusa que a ocorrência causou danos sobretudo nos telhados das casas situadas na rua do centro cultural e também em cabos elétricos, nesta localidade do distrito de Beja.

Para a ocorrência, registada ao final da manhã, foram mobilizados os bombeiros de Almodôvar, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a E-redes

Segundo o comando sub-regional, também perto de Serpa, no distrito de Beja, na Estrada Nacional 260, o vento forte provocou a queda de uma árvore em cima de um veículo pesado em circulação, causando um ferido ligeiro que foi transportado para o hospital de Beja.

21:09 13.11.2025

Depressão Cláudia deixa EN 378 inundada e dezenas de carros submersos no Seixal

A carregar o vídeo ...
Depressão Cláudia deixa EN 378 inundada e dezenas de carros submersos no Seixal
Pub
19:00 13.11.2025

Registadas 1.874 ocorrências até às 17h00

Portugal continental registou, até às 17h00 , 1.874 ocorrências devido ao mau tempo, que resultaram em duas mortes, um ferido ligeiro e quatro pessoas desalojadas, informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Em comunicado, a ANEPC refere que o balanço diz respeito às ocorrências entre as 14h00 de quarta-feira e as 17h00 de hoje, sendo as sub-regiões mais afetadas a Península de Setúbal, com 498 ocorrências, a Grande Lisboa, com 184, e a Lezíria do Tejo, com 151.

Entre as principais tipologias de ocorrências destacam-se 1.111 inundações, 311 quedas de árvores, 190 limpezas de vias, 130 quedas de estruturas e 121 movimentos de massa.

Em termos de vítimas, a ANEPC deu conta de duas mortes em Fernão Ferro, no Seixal, distrito de Setúbal, devido à inundação de uma habitação, e um ferido ligeiro, na sequência de uma queda de árvore no concelho de Serpa, distrito de Beja.

Ainda na sequência do mau tempo, três pessoas ficaram desalojadas no concelho Abrantes (distrito de Santarém) e uma em Pombal (distrito de Leiria).

Na resposta a estas ocorrências estiveram empenhados 5.721 operacionais, apoiados por 2.192 veículos.

18:53 13.11.2025

Tempestade Cláudia deixa avenida inundada e carros submersos em Fernão Ferro

A carregar o vídeo ...
Tempestade Cláudia deixa avenida inundada e carros submersos em Fernão Ferro
17:46 13.11.2025

José Luís Carneiro lamenta morte de idosos e defende evolução do combate à pobreza

O líder do PS, José Luís Carneiro, expressou condolências pela morte de um casal de idosos devido à chuva que inundou a sua habitação e defendeu que Portugal tem de "evoluir muito" no combate à pobreza.

Questionado pelos jornalistas sobre estas duas vítimas mortais, em consequência do mau tempo que assola o país, o secretário-geral do PS disse que, pelas imagens da sua habitação mostradas na televisão, vivam em "circunstâncias de vida difíceis, precárias".

"Eu julgo que a mensagem do senhor Presidente da República é uma mensagem muito apropriada, ou seja, nós temos que ter, enquanto comunidade nacional, a consciência de que há pessoas que vivem com grave carência, com dificuldades, que vivem em ambiente de pobreza e é preciso que as políticas públicas vão ao encontro dessas pessoas", salientou o líder do PS.

Pub
16:55 13.11.2025

Linha ferroviária da Beira Baixa cortada no concelho da Covilhã

A circulação ferroviária na Linha da Beira Baixa está interrompida entre a Covilhã e Tortosendo, no mesmo concelho, no distrito de Castelo Branco, após o descarrilamento de um comboio, sem feridos, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

"O comboio ia sem passageiros, só com a tripulação, e não há feridos", indicou à Lusa fonte da IP.

Este troço da Linha da Beira Baixa encontra-se interrompido desde as 12H49, segundo informação da empresa, disponibilizada pelas 16H00.

16:44 13.11.2025

Faro é o concelho do Algarve com mais ocorrências

Faro foi o concelho do Algarve onde se registaram  mais ocorrências devido ao mau tempo, apesar de a chuva e o vento forte terem também causado inundações e quedas de árvores noutros municípios, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

"As principais ocorrências decorrem da situação de precipitação intensa que afeta o Algarve e o registo que temos foi, na maior parte, de inundações, quedas de árvores e algumas estruturas móveis, mas essencialmente inundações no meio urbano, e Faro foi o município mais afetado", afirmou à Lusa a mesma fonte.

Segundo a fonte do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, embora tenha sido "uma situação transversal a vários municípios, Faro foi aquele que teve registo de mais ocorrências", sublinhou, acrescentando que não há feridos a registar devido ao mau tempo.

16:05 13.11.2025

«A água já estava acima da porta»: homem não conseguiu retirar viatura da rua

A carregar o vídeo ...
«A água já estava acima da porta»: homem não conseguiu retirar viatura da rua
Pub
15:46 13.11.2025

Uma autêntica piscina: António Coimbra da Mota fica totalmente alagado

A carregar o vídeo ...
Uma autêntica piscina: António Coimbra da Mota fica totalmente alagado
15:45 13.11.2025

Sete mil clientes da E-REDES ainda sem eletricidade às 15H00

Cerca de sete mil clientes da E-REDES continuavam sem energia elétrica cerca das 15H00 devido ao mau tempo, sendo os distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal os mais afetados, informou a empresa.

De acordo com uma nota da E-REDES, a situação nos distritos de Santarém e Setúbal está "em franca recuperação".

14:53 13.11.2025

Esplanadas derrubadas e ramos de árvores no chão: os efeitos do mau tempo em Olhão

A carregar o vídeo ...
Esplanadas derrubadas e ramos de árvores no chão: os efeitos do mau tempo em Olhão
Pub
13:55 13.11.2025

Marcelo lamenta morte de idosos e salienta precariedade de habitação dos mais pobres

O Presidente da República lamentou a morte de um casal de idosos devido à chuva que inundou a sua habitação e a este propósito salientou a precariedade com que vivem setores mais pobres da população. Numa mensagem publicada no site oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "manifesta a sua solidariedade aos familiares das duas vítimas da tempestade desta noite no Seixal", no distrito de Setúbal.

Na mesma nota, o chefe de Estado acrescenta que "não pode deixar de sublinhar que a tragédia natural depara infelizmente tantas vezes com a precariedade da vida e da habitação de setores mais idosos ou mais pobres da população".

13:50 13.11.2025

Treze mil clientes da E-REDES continuam sem eletricidade às 12H30

Cerca de 13 mil clientes da E-REDES permaneciam às 12H30 de hoje sem eletricidade no continente português na sequência do mau tempo, informou a empresa responsável pela gestão da distribuição de energia elétrica neste território. O ponto de situação foi indicado pela E-REDES pouco depois das 13H, sendo idêntico ao das 10H30. Pelas 8H, eram cerca de 20 mil os clientes sem eletricidade.

Em causa continuavam a estar, sobretudo, os distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, os mais afetados pela passagem da depressão Cláudia, mas a empresa indicou que Santarém e Setúbal estão "em franca recuperação" no que se refere ao restabelecimento da eletricidade.

13:40 13.11.2025

Chuva e vento causam inundações e quedas de árvores em Faro

O mau tempo está a causar inundações e quedas de árvore no Algarve, tendo afetado nas últimas horas sobretudo a zona de Faro, mas sem registo de vítimas, disse à Lusa fonte da Proteção Civil regional. Segundo a mesma fonte, a zona de Faro foi afetada a partir das 12:00 por chuva e vento fortes, que causaram inundações no espaço público e queda de árvores, mas o número de ocorrências não está ainda contabilizado.

Depois de uma manhã em que o barlavento (oeste) algarvio foi mais afetado, a depressão Cláudia prosseguiu em direção ao sotavento (este) e os pedidos de ajuda têm estado a chegar às equipas de emergência, mas relacionadas com "ruas inundadas e quedas de árvores", sem registos de vítimas, em Faro, indicou.

"Faro é a zona mais afetada neste momento, com inundações em ruas que costumam inundar sempre" que há registos de pluviosidade mais fortes, "sobretudo na baixa da cidade", afirmou.

Segundo a fonte do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, há também "registos de quedas de árvore", mas não há, para já, vítimas a lamentar, acrescentou.

A carregar o vídeo ...
Chuva e vento causam inundações e quedas de árvores em Faro
Pub
13:39 13.11.2025

Derrocada de muro em Famalicão causa danos em viatura

A carregar o vídeo ...
Derrocada de muro em Famalicão causa danos em viatura
13:04 13.11.2025

Montenegro expressa condolências pela morte do casal idoso em Fernão Ferro

O primeiro-ministro, Luís Montenegro expressou condolências aos familiares do casal idoso que morreu em Fernão Ferro "fruto da tempestade Cláudia", em seu nome e em nome do Governo. Através da rede social X, o chefe do Governo diz que "foi com uma profunda tristeza" que recebeu a notícia.

13:03 13.11.2025

Aluimento de terra suspende circulação de comboios na Linha do Oeste

A circulação ferroviária na linha do Oeste, entre Louriçal (Pombal) e Amieira (Soure), está suspensa desde as 11H30 devido a um aluimento de terras provocado pelo mau tempo. Segundo a CP, pelas 12:15, estava a caminho do local a maquinaria necessária para a intervenção que o local precisa.

A Linha do Oeste é um troço ferroviário que liga a estação de Agualva-Cacém, na Linha de Sintra, à estação de Figueira da Foz, em Portugal.

O mau tempo tinha igualmente obrigado a suspender, pelas 10:00, a circulação na Linha do Norte, entre Riachos (Torres Novas) e Entroncamento, devido a problemas na sinalização também provocados pelo mau tempo.

Esta avaria na sinalização já tinha interrompido a circulação entre Entroncamento e Santarém entre s 02:00 e as 10:00, mas depois foi retomada, com os comboios a circularem a uma velocidade mais reduzida (marcha à vista), segundo a Infraestruturas de Portugal.

A suspensão na circulação provocou "atrasos significativos", segundo a CP, que apela à compreensão dos utilizadores.

Pub
13:02 13.11.2025

Chuva provoca 64 ocorrências no Médio Tejo e dois desalojados em Abrantes

O Comando Sub-Regional do Médio Tejo registou entre as 00:00 e as 11:00 de hoje 64 ocorrências relacionadas com a depressão Cláudia, com a chuva intensa a provocar dezenas de inundações e dois desalojados no concelho de Abrantes. Em declarações à Lusa, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, David Lobato, explicou que Abrantes, no distrito de Santarém, foi o município mais afetado, com 26 ocorrências, seguido de Ourém, com 10.

"Desde as 00:00, temos 64 ocorrências, com muitas inundações, desobstruções e quedas de árvores. O mais significativo continua a ser Abrantes, onde se registaram dois desalojados e três deslocados devido à entrada de água nas habitações", declarou.

Segundo o responsável, as pessoas afetadas foram realojadas em casa de familiares, até ser possível regressarem às suas habitações.

"Temos 10 quedas de árvores, dois desabamentos de estruturas edificadas, cinco limpezas de via, uma operação de resgate aquático e 31 inundações", detalhou, sublinhando que não há vias cortadas, mas várias zonas com lençóis de água e ribeiras transbordadas, especialmente em Alferrarede, no concelho de Abrantes.

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, confirmou à Lusa a existência de "muitas situações críticas e de inundação de habitações", sobretudo devido ao transbordo de linhas de água em Rio de Moinhos, Tramagal, Alferrarede, Chainça e Rossio.

"Há pessoas desalojadas, situações que nos preocupam. Estamos a fazer o realojamento através de familiares sempre que possível e, quando não é, recorremos aos nossos meios municipais de resposta", explicou.

O autarca adiantou que não há feridos a registar, mas destacou que há "pessoas em situação de fragilidade e com bens danificados", sendo "crítico gerir este volume de ocorrências" registadas devido à forte pluviosidade.

12:40 13.11.2025

Portas de vidro de Centro Comercial Évora Plaza destruídas pelo mau tempo

A carregar o vídeo ...
Portas de vidro de Centro Comercial Évora Plaza destruídas pelo mau tempo
12:39 13.11.2025

Água entrou na fábrica da Autoeuropa e produção foi afetada

A chuva intensa atingiu a Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, no distrito de Setúbal. "Devido à forte intempérie que atingiu o distrito de Setúbal, de facto, registou-se entrada de água em algumas zonas da fábrica e esta situação afetou temporariamente a produção. As equipas de suporte encontram-se já no terreno a proceder à limpeza das áreas afetadas e à reposição das condições normais de trabalho. A produção será retomada no turno da tarde", lê-se na nota enviada ao CM.

Pub
12:06 13.11.2025

Ruas alagadas durante madrugada em Armação de Pêra

A carregar o vídeo ...
Ruas alagadas durante madrugada em Armação de Pêra
12:05 13.11.2025

Árvore de grande porte cai e danifica carros na Ajuda

A carregar o vídeo ...
Árvore de grande porte cai e danifica carros na Ajuda
12:04 13.11.2025

Chuva intensa inunda estrada debaixo de ponte em Oliveira do Bairro e impede circulação

A carregar o vídeo ...
Chuva intensa inunda estrada debaixo de ponte em Oliveira do Bairro e impede circulação
Pub
12:02 13.11.2025

«Este ano já é a terceira vez»: moradores do Seixal queixam-se de inundações "frequentes"

A carregar o vídeo ...
«Este ano já é a terceira vez»: moradores do Seixal queixam-se de inundações "frequentes"
11:36 13.11.2025

Equipa da CMTV mostra exterior da casa onde morreram idosos de 88 anos completamente alagado

A carregar o vídeo ...
Equipa da CMTV mostra exterior da casa onde morreram idosos de 88 anos completamente alagado
11:21 13.11.2025

Estragos no sintético do Botafogo Futebol Clube podem piorar: «Há o risco do resto do muro ceder também...»

A madrugada em Portugal Continental ficou marcada pelo mau tempo, que fez (muitos estragos) um pouco por todo o país. Na Quinta do Anjo, em Palmela, o sintético do Botafogo Futebol Clube ficou irreconhecível, tendo mesmo desabado parcialmente. Record chegou à fala com Nuno Gonçalves, diretor da formação do clube, que fez o ponto de situação. Leia o artigo .

Pub
11:17 13.11.2025

Cerca de 16 mil pessoas ainda sem eletricidade em Lisboa, Santarém e Setúbal

Cerca de 16 mil clientes de energia elétrica estavam sem abastecimento, às 08:30, nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, informou a E-REDES. Esta situação representa uma melhoria face ao que se registava às 08:00, quando cerca de 20 clientes estavam sem energia, oito mil só no distrito de Setúbal.

A E-REDES garante que as suas equipas estão "em vigilância permanente e mobilizadas no terreno" para uma rápida resolução da situação.

11:09 13.11.2025

Casal de idosos morre em casa inundada em Fernão Ferro

Dois idosos, de 88 anos, morreram na manhã desta quinta-feira dentro de casa, em Fernão Ferro, Seixal, na sequência do mau tempo que se faz sentir no País. Segundo apurou o CM, a zona onde dormiam alagou e as vítimas ficaram encurraladas e não conseguiram escapar. Os cadáveres já foram localizados. Neste momento, bombeiros e GNR estão no local.

A carregar o vídeo ...
Casal de idosos morre em casa inundada em Fernão Ferro
11:08 13.11.2025

Campo do Botafogo Futebol Clube desaba devido ao mau tempo

O Botafogo Futebol Clube, com sede na Quinta do Anjo, Palmela, recorreu esta quinta-feira às redes sociais para, através de um comunicado, mostrar algumas imagens dos estragos feitos pelo mau tempo que se tem sentido em Portugal ao longo das últimas horas. "O nosso campo, símbolo da nossa terra, cedeu. A tempestade que ocorreu esta noite veio e deixou estragos pelo caminho. Já estamos a fazer os possíveis para resolver a situação junto das autoridades competentes", pode ler-se no Facebook oficial do clube. (Imagens: Botafogo Futebol Clube)

Pub
11:08 13.11.2025

Imagens impressionantes: carros praticamente submersos em estrada do Seixal

A carregar o vídeo ...
Carros praticamente submersos em estrada alagada em Sesimbra
11:07 13.11.2025

Proteção Civil registou 415 ocorrências entre a meia-noite e as 8H

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 08:00 de hoje 415 ocorrências, a maioria das quais relacionadas com inundações e registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo. Em declarações à Lusa, José Costa, da ANEPC, explicou que foram registadas 307 inundações e 48 quedas de árvores, relacionadas com a precipitação e o vento, devido à depressão Cláudia, que afeta desde quarta-feira Portugal continental e o arquipélago da Madeira com chuva, vento e agitação marítima fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O comandante observou que "a região mais afetada foi Lisboa e Vale do Tejo, com 300 ocorrências", bem como a "sub-região da Península de Setúbal, com 175".

Nos distritos de Santarém e Setúbal, o IPMA emitiu um aviso vermelho, o mais grave, de chuva por vezes forte e persistente, que esteve em vigor até às 10:00 de hoje.

Nos distritos de Portalegre, Évora e Beja, o aviso laranja vai estar em vigor até às 12:00, devido à "precipitação, por vezes forte e persistente".

Em Faro o aviso laranja estende-se até às 15:00 de hoje.

O resto do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo.

O aviso vermelho é o mais grave e é emitido sempre que existem situações extremas, já o laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

11:07 13.11.2025

Relâmpagos iluminam A1 no Porto

Durante a madrugada os relâmpagos iluminaram a A1 perto do Porto.

A carregar o vídeo ...
Relâmpagos iluminam A1 no Porto
Pub
11:06 13.11.2025

Circulação ferroviária condicionada

A circulação ferroviária foi retomada pelas 10:00 entre o Entroncamento e Santarém, na Linha do Norte, mas os comboios circulam a uma velocidade mais reduzida, informaram a Infraestruturas de Portugal e a CP. Segundo a Infraestruturas de Portugal, depois de estarem parados desde as 07:00, entre Entroncamento e Santarém, devido a uma avaria no sistema de sinalização, os comboios retomaram a marcha pelas 10:00, embora com uma velocidade reduzida, por precaução (marcha à vista).A suspensão na circulação provocou "atrasos significativos", segundo a CP, que apela à compreensão dos utilizadores.

O mau tempo que se faz sentir provocou um abatimento de via que está a condicionar a circulação ferroviária entre o Pinhal Novo e Poceirão, na Linha do Alentejo. A circulação chegou a estar suspensa por cerca de 20 minutos, até às 09:30, altura em que os comboios voltaram a circular neste troço, nos dois sentidos, mas apenas numa das vias.

11:05 13.11.2025

Depressão Cláudia atinge Portugal

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a ser afetados desde quarta-feira pelos efeitos da depressão Claudia com chuva, vento e agitação marítima fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 08:00 de hoje 415 ocorrências, a maioria das quais relacionadas com inundações e registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas