Morreu Sue Lyon, a 'Lolita' de Kubrick

Tinha 73 anos, mas continuava a ser associada à imagem icónica do filme de Stanley Kubric

Lolita, luz de minha vida, chama em minha carne. Meu pecado, minha alma. Lo-li-ta: a ponta da língua desce em três degraus no céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta." Assim começa o livro de Vladimi Nabokov que foi adaptado para cinema por Stanley Kubrick. Lolita retrata a paixão de um homem de meia idade pela enteada adolescente. No cinema Humbert Humbert foi interpretado por 
James Mason e Lolita por Sue Lyon. A atriz morreu este sábado, aos 73 anos. 

Lyon nasceu em 1946 e captou a atenção do realizador de Laranja Mecânica pela sua participação no The Loretta Young Show. O realizador escolheu-a para interpretar a jovem de 12 anos escrita pelo autor russo/norte-americano. O próprio Nabokov, que adaptou o seu romance (publicado em Portugal pela Relógio D'Água) para guião, deu o aval à jovem loira.

Depois desse filme, a actriz haveria de participar em obras como A Noite da Iguana (1964) de John Huston, ou Sete Mulheres (1966) de John Ford. No entanto ficou para sempre associada ao seu papel de jovem adolescente. 

Retirou-se do cinema em 1980 e chegou a dizer que sentia pena da personagem Lolita. "Era neurótica e patética, só se interessava por si mesma."


Por Sábado
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.