Tenente-general tinha 85 anos
Morreu o tenente-general Vasco Rocha Vieira, aos 85 anos. O militar e político português ficou conhecido por ser o último Governador de Macau, na década de 90, e, anteriormente, Ministro da República para os Açores. Rocha Vieira teve nas mãos o delicado processo de transferência da soberania de Macau de Portugal para a China.
Enquanto governador do território, defendeu três princípios: assegurar a autonomia de Macau, manter a identidade da região e a defesa dos interesses portugueses, tendo sempre tentado garantir a liberdade religiosa.
"Foi um capítulo que encerrou. Houve algumas coisas em que eu acho que Portugal não correspondeu como eu achei que devia corresponder, mas não sou eu que defino o interesse nacional", explicou Rocha Vieira ao jornal macaense Ponto Final, sobre uma eventual publicação de memórias da atividade governativa.
Apesar do sucesso da transferência de poderes, esteve envolvido numa polémica sobre os financiamentos irregulares à Fundação Jorge Álvares, instituição criada perto do fim da administração portuguesa.
Em 2015, foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
Consumidores denunciaram ter sido fidelizados por 12 meses numa subscrição que acreditavam ser mensal
Modelo da marca norte-americana surge com muitas novidades
Kanchha Sherpa tinha 19 anos quando foi contratado como carregador na equipa liderada pelo neozelandês Edmund Hillary, que conquistou o pico mais alto do mundo
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida