Tenente-general tinha 85 anos
Morreu o tenente-general Vasco Rocha Vieira, aos 85 anos. O militar e político português ficou conhecido por ser o último Governador de Macau, na década de 90, e, anteriormente, Ministro da República para os Açores. Rocha Vieira teve nas mãos o delicado processo de transferência da soberania de Macau de Portugal para a China.
Enquanto governador do território, defendeu três princípios: assegurar a autonomia de Macau, manter a identidade da região e a defesa dos interesses portugueses, tendo sempre tentado garantir a liberdade religiosa.
"Foi um capítulo que encerrou. Houve algumas coisas em que eu acho que Portugal não correspondeu como eu achei que devia corresponder, mas não sou eu que defino o interesse nacional", explicou Rocha Vieira ao jornal macaense Ponto Final, sobre uma eventual publicação de memórias da atividade governativa.
Apesar do sucesso da transferência de poderes, esteve envolvido numa polémica sobre os financiamentos irregulares à Fundação Jorge Álvares, instituição criada perto do fim da administração portuguesa.
Em 2015, foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
Presidente da República sofreu uma indisposição e deu entrada nas Urgências do Hospital de São João esta segunda-feira
Marcelo Rebelo de Sousa foi internado e vai ser operado a uma hérnia encarcerada
Marcelo Rebelo de Sousa está internado no Hospital de São João
Números de Portugal apenas serão conhecidos na terça-feira
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais