Adar Poonawalla relembrou que as farmacêuticas não estão a aumentar a capacidade de produção com a rapidez necessária.
O presidente-executivo do maior fabricante mundial de vacinas, o Serum Institute of India, alertou que não haverá vacinas contra a covid-19 suficientes para todas as pessoas do mundo antes de 2024.
Em declarações ao Financial Times, Adar Poonawalla relembrou que as farmacêuticas não estão a aumentar a capacidade de produção com a rapidez necessária para permitir a vacinação da população mundial no menor tempo possível.
"Vai demorar entre quatro a cinco anos até que todos tenham acesso à vacina a nível mundial", avançou o responsável, acrescentando que se a vacina contra o coronavírus for de duas doses - como a do sarampo - o mundo vai precisar de 15 mil milhões de doses.
O Serum Institute, com sede na cidade indiana de Pune, fez parceria com cinco empresas farmacêuticas internacionais, incluindo a AstraZeneca e a Novavax, para desenvolver uma vacina contra o coronavírus. A empresa poderá também fazer uma parceria com o Instituto de Pesquisa Gamaleya da Rússia para fabricar a vacina Sputnik, uma hipótese que está ainda a ser estudada.
A farmacêutica é a maior fabricante mundial de vacinas em volume, produzindo por ano 1,5 mil milhões de doses de vacinas para proteção contra doenças infecciosas como a poliomielite o sarampo e o vírus influenza.
O stock de depósitos de particulares registou, em setembro, um crescimento homólogo de 4,8%
Para os produtores desta matéria-prima agrícola, o encaixe está a ser menor, mas as chocolateiras estão a surfar bem a onda dos mais gulosos
Carta aberta à Academia de Hollywood a pedir que considerem premiar animais atores
Partida de Tiago Figueiredo está prevista para segunda-feira
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados