O Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou os últimos recursos interpostos pela defesa de Lula da Silva
O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região negou os últimos recursos interpostos pela defesa de Lula da Silva no caso do triplex do Guarajá, esta quarta-feira.
A defesa do ex-presidente brasileiro recorreu dos embargos de declaração julgados no final de Março que mantinha a condenação de Lula a 12 anos e um mês de prisão.
Uma semana depois, a 5 de Abril, o juiz Sergio Moro emitiu o mandado de prisão de Lula ainda antes do fim da tramitação do processo na segunda instância. Na sequência desta decisão, Lula entregou-se à Polícia Federal dois dias depois, sendo encaminhado para uma prisão em Curitiba.
Lula foi acusado e condenado por ter aceitado 3,7 milhões de reais por parte da empreiteria OAS na sequência de contratos com a Petrobras. O dinheiro chegou sob a forma de um triplex em Guarajá, zona costeira do Brasil.
Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sergio Moro. Mas em Janeiro deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região dilatou a pena para 12 anos e um mês de prisão.
O antigo presidente do Brasil tem ainda a oportunidade de avançar com um recurso especial no Supremo Tribunal de Justiça brasileiro ou com um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal.
O triplex foi ocupados por apoiantes do ex-presidente que afirmam que o imóvel pertence ao povo brasileiro, durante a manhã desta segunda-feira.
Segundo o Folha de São Paulo, em menos de cinco minutos cerca de 30 militantes dos movimentos MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem teto) invadiram o complexo como forma de protestarem a detenção de Lula. Os manifestantes arrombaram a porta e subiram até ao apartamento, estendendo uma bandeira na varanda e algumas frases.
"É uma denúncia da farsa judicial que levou Lula a prisão. Se o triplex é dele, então o povo está autorizado a ficar lá. Se não é, precisam explicar porque ele está preso", disse Guilherme Boulos, coordenador do MTST e pré-candidato a presidência pelo PSOL.
Autor: Diogo Barreto/Sábado
Pedro de Britos Bogas esteve reunido com Carlos Moedas esta quarta-feira
PJ acusou o pai de Fernando Madureira, antigo chefe dos Super Dragões, de ter desviado 53 mil euros
Dados do INE mostram subida de 19% no segundo trimestre
Velório decorre no Mosteiros dos Jerónimos a partir das 18H30
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana