O anel de Buenos Aires, o terço e a veste vermelha: o que significa a roupa de Francisco?

O corpo do Papa Francisco está em câmara ardente na Capela de Santa Marta e daí sairá amanhã de manhã para a Basílica de São Pedro

Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco

Os restos mortais do Papa Francisco foram expostos esta terça-feira na Capela de Santa Marta, complexo onde viveu durante o seu pontificado. Era sabido que Francisco, que morreu na segunda-feira de manhã, queria que os rituais fúnebres tradicionais fossem simplificados. Ainda assim, o corpo apresenta alguns detalhes simbólicos.

O corpo de Francisco não foi embalsamado, como é habitual, foram-lhe apenas injetadas substâncias para atrasar a decomposição, uma vez que o funeral está marcado para sábado e até lá será velado na Basílica de São Pedro (para onde será transladado amanhã), descreve o jornal italiano 'Corriere della Sera'. Francisco encontra-se vestido com os paramentos sagrados: a casula vermelha, cuja cor simboliza o amor e também o sangue derramado por Cristo, que os padres usam no Domingo de Ramos, na Sexta-feira Santa, na Exaltação da Cruz e no Pentecostes. Veste ainda a mitra e o pálio (uma espécie de estola, neste caso com cruzes pretas), ambos de cor branca. Segundo a tradição, os pálios papais são feitos com a lã de dois cordeiros dos monges de Tre Fontane e tecidas pelas freiras de clausura de Santa Cecília, ambos em Roma.

Por vontade do Papa, o seu corpo foi depositado num simples caixão de madeira e zinco e não sobre um catafalco (plataforma elevatória onde os Papas normalmente são colocados) ou em três caixões.

Nas mãos, Francisco mantém o anel de prata que trouxe para o Vaticano quando era bispo de Buenos Aires e não o anel do pescador de ouro, que os papas recebem na missa solene de início do pontificado e que é partido quando morrem, para simbolizar o fim do seu poder temporal.

Entre os dedos está ainda um terço. Sinal da devoção de Francisco a Maria - tanto que pediu para ser sepultado numa basílica mariana, a de Santa Maria Maior. 

A tradição indica ainda que no caixão deve ser colocado, num tubo metálico, o "rogito", ou seja, o escrito que contém um breve resumo do seu pontificado. Bem como a medalha e as moedas cunhadas durante o tempo em que foi Papa. Estes objetos deverão estar fora dos olhares públicos.

Por Sábado
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas