O património do Papa Francisco: do enorme salário recusado à modesta conta bancária

Sumo Pontífice morreu esta segunda-feira, aos 88 anos

Papa Francisco
Papa Francisco • Foto: Andreas Solaro / POOL/LUSA_EPA

A morte do Papa Francisco deixou milhões de fiéis de luto e um vazio na Igreja Católica. O legado social, espiritual e político tornou-o numa figura incontornável, mas, ao contrário do que muitos podem pensar, deixa uma fortuna praticamente... insignificante.

Segundo o 'Mirror', o Papa Francisco tinha direito a um salário anual de quase 340 mil euros mas, por pertencer à ordem dos jesuítas, fez um juramento de pobreza e recusou receber esse montante desde que foi eleito, em 2013. Ainda assim, usufruiu do património do Vaticano, que assegurava também o pagamento de todas as suas despesas, no caso deslocações, alojamento, segurança e outras necessidades. O Santo Padre nunca aceitou acumular grandes quantidades de dinheiro e renunciou sempre a vários luxos, tendo vivido na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, uma residência mais modesta comparativamente a outros apartamentos papais que foram utilizados pelos seus antecessores.

De acordo com a Marca, que se baseia no site 'Celebrity Net Worth', o património líquido do Papa Francisco mal chegava aos 100 dólares (cerca de 90 euros), uma vez que não tinha bens ou contas bancárias.

36
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas