OMS deixa alerta: «Vírus vai estar connosco por muito tempo e pode reacender facilmente»

Ghebreyesus demonstrou a sua preocupação pelos números em África, na América Central e na do Sul e também na Europa Central.

Tedros Adhanom Ghebreyesus
Tedros Adhanom Ghebreyesus

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, assumiu, esta quarta-feira, que o mundo se encontra longe de derrotar a pandemia de covid-19

"O vírus vai estar connosco por muito tempo e pode reacender facilmente", disse em conferência de imprensa, citado pela Reuters, recordando que "existem muitas falhas" nos planos de defesa e que nenhum país pode dizer que tem a situação controlada. 

Na sua declaração, Ghebreyesus demonstrou a sua preocupação pelos números em África, na América Central e na do Sul e também na Europa Central. Ainda assim, assumiu que a a maior parte das situações epidémicas na Europa parecem estar estáveis ou em declínio.

O responsável máximo da OMS pediu às empresas tecnológicas que se coloquem ao serviço da luta contra a pandemia, enviando mensagens sobre o covid-19 às pessoas. Um exercício que pode começar nas região da Ásia-Pacífico, defendeu Ghebreyesus.


A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 178 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 583 mil doentes foram considerados curados.


A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.


Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram entretanto a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas