Estudos sobre o efeito do ibuprofeno no combate ao novo coronavírus ainda estão a ser realizados. Até lá, OMS recomenda paracetamol. DGS e Infarmed tinham comunicado que "Brufen não potencia a ação do vírus".
A Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselhou esta terça-feira o uso de ibuprofeno para alívio de sintomas do novo coronavírus.
O porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, fez a recomendação numa conferência de imprensa em Genebra, na Suíça, na qual adiantou que a situação está a ser analisada por especialistas e que estudos sobre o efeito do ibuprofeno ainda estão a ser realizados, com os resultados o conhecimento dos resultados a chegar apenas em maio.
Relacionadas
Até lá, o responsável recomenda o uso de paracetamol e que o ibuprofeno não seja usado como automedicação para tratar sintomas do novo coronavírus.
Os avisos quanto aos perigos do ibuprofeno começaram este sábado, quando o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, aconselhou nas redes sociais que a ingestão de anti-inflamatórios "pode ser um fator que piore a infeção" nos doentes com Covid-19.
?? #COVID?19 | La prise d'anti-inflammatoires (ibuprofène, cortisone, ...) pourrait être un facteur d'aggravation de l’infection. En cas de fièvre, prenez du paracétamol.
Si vous êtes déjà sous anti-inflammatoires ou en cas de doute, demandez conseil à votre médecin.
Este domingo, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que "nem o Brufen, nem outros medicamentos, potenciam a ação do vírus", dizendo que seria feito um desmentido à escala europeia pois não haveria provas científicas que sustentem esse efeito prejudicial. Também a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em comunicado este domingo, havia confirmado que "não existem, actualmente, dados científicos que confirmem um possível agravamento da infecção por covid-19 com a administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não-esteróide Um relatório divulgado pela revista científica The Lancet, divulgado a 11 de março, revela que três estudos feitos a doentes chineses evidenciaram que a classe de anti-inflamatórios não esteróides (conhecidos como AINE’s) aumenta a expressão de enzimas conversoras de angiotensina 2 (ACE2), recetores que existem em células epiteliais dos pulmões, intestinos, rins e vasos sanguíneos, e aos quais o SARS-CoV-2 se liga para entrar no organismo humano.
Este domingo, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que "nem o Brufen, nem outros medicamentos, potenciam a ação do vírus", dizendo que seria feito um desmentido à escala europeia pois não haveria provas científicas que sustentem esse efeito prejudicial.
Também a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em comunicado este domingo, havia confirmado que "não existem, actualmente, dados científicos que confirmem um possível agravamento da infecção por covid-19 com a administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não-esteróide
Um relatório divulgado pela revista científica The Lancet, divulgado a 11 de março, revela que três estudos feitos a doentes chineses evidenciaram que a classe de anti-inflamatórios não esteróides (conhecidos como AINE’s) aumenta a expressão de enzimas conversoras de angiotensina 2 (ACE2), recetores que existem em células epiteliais dos pulmões, intestinos, rins e vasos sanguíneos, e aos quais o SARS-CoV-2 se liga para entrar no organismo humano.
ERSE estima que um casal sem filhos sinta um aumento de 18 cêntimos na fatura mensal, mas uma família com dois filhos poderá ter de gastar mais 28 cêntimos por mês com a eletricidade.
Juíza Dora Lucas Neto anunciou, durante a leitura da decisão, que o TC se pronunciou por unanimidade sobre a inconstitucionalidade de várias normas.
Os tutores vestiram os cães com quimonos e levaram-nos a templos, para abençoar os seus companheiros
A carta enviada aos funcionários chega numa altura em que os diretores executivos da Netflix estão a tentar fechar o negócio
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'