15:30

«Acusação morre logo à nascença»: advogado de José Veiga e o alegado financiamento da campanha de Rangel ao Benfica

Julgamento da 'Operação Lex' arrancou esta quarta-feira no Supremo Tribunal de Justiça

15:57 há 2 horas

Luís Filipe Vieira sobre 'Operação Lex': «Eu nem sei o que é que estou aqui a fazer»

A carregar o vídeo ...
Luís Filipe Vieira sobre 'Operação Lex': «Eu nem sei o que é que estou aqui a fazer»
15:19 há 3 horas

Sessão vai ser interrompida

Vaz das Neves vai apenas falar na próxima terça-feira, após pedido da sua defesa. Vai ser ouvido na parte da manhã do dia 4. João Vieira Pinto também deverá ser ouvido. 

Termina a sessão por hoje

15:15 há 3 horas

Está reaberta a sessão

Trabalhos retomaram pouco depois das 15h. Juiz começa por esclarecer questão da defesa de Fátima Galante, que poderá estar ligada a um caso com Álvaro Sobrinho, empresário angolano e ex-diretor do BES e do BESA. Vaz das Neves vai tomar a palavra. Primeiro fala o seu advogado. 

Pub
15:06 há 3 horas

Segunda parte da primeira sessão prestes a arrancar

Início dos trabalhos no Supremo Tribunal de Justiça estava marcado para as 14h30. 

11:54 há 6 horas

Interrompida a audiência

Primeira sessão para agora para almoço. Retoma às 14h30.

A carregar o vídeo ...
Interrompida a audiência
11:46 há 6 horas

Juiz lê acusação

Estão a ser lidos todos os alegados crimes dos 16 arguidos do processo. Tal antecede a pausa para a hora de almoço.

Pub
11:40 há 7 horas

Arguidos pretendem ser dispensados

Defesas querem que os seus clientes não sejam obrigados a marcar presença em tribunal. Vaz das Neves ia tomar da palavra, mas vai fazê-lo apenas à tarde. 

11:36 há 7 horas

Advogado de Veiga questiona juiz

Rogério Alves pergunta quando os arguidos vão poder falar, se assim o entenderem. Defesa de Vaz das Neves defende que acessos e estacionamento junto do Tribunal Militar são complicados "devido à Feira da Ladra" e desejava manter julgamento no Supremo. São também questionadas as datas das próximas sessões. 

Rogério Alves, advogado de José Veiga, fala do alegado financiamento da campanha de Rangel ao Benfica a troco da viciação na distribuição de um processo do empresário na Relação. “Trata-se de uma confabulação, algo desprovido de factos. O que se diz é que essa batota visava atribuir o processo ao Dr. Rui Gonçalves que, aliás muito bem, não é arguido neste processo. O magistrado não foi sondado, contactado. Esta acusação morre logo à nascença. Houve financiamento de uma candidatura ao Sport Lisboa e Benfica, isso existiu, mas não existiu qualquer acordo com Dr. Rui Rangel, o Dr. Vaz das Neves e Octávio Correia. Tratou-se de especulação, algo não fundamentado", diz o advogado. 

O advogado de Luís Filipe Vieira e dos restantes não fazem exposições.

11:30 há 7 horas

Oscar Lopez pede dispensa

Arguido vive em Espanha e pediu ao juiz para não marcar presença nas próximas sessões. Vai ter de estar presente na próxima terça-feira. Juiz vai tomar uma decisão sobre o pedido mais tarde.

Pub
11:21 há 7 horas

João Vieira Pinto e Vale e Azevedo ausentes

Antigo jogador e ex-presidente do Benfica são assistentes no processo, mas não marcaram presença no tribunal. Não eram obrigados a tal e a sua ausência era esperada.

11:14 há 7 horas

Vaz das Neves confirma que vai prestar declarações

Antigo magistrado vai falar em tribunal apenas à tarde. Tinha afirmado aos jornalista que iria tomar a palavra no Supremo.

11:10 há 7 horas

Rui Rangel também não vai falar

Antigo juiz e ex-candidato à presidência do Benfica prefere não prestar declarações "por agora".

Pub
11:08 há 7 horas

Vieira e Tavares não vão falar

Antigos dirigentes do Benfica dispensam declarações iniciais na primeira sessão do julgamento de Operação Lex. Rogério Alves, advogado de José Veiga, ex-diretor do Benfica, defende que o seu cliente está inocente.

11:02 há 7 horas

Fala agora o representante de Vaz das Neves

Defesa alega que as mensagens entre o seu cliente e Rui Rangel foram truncadas e que têm uma justificação. Defende que são exercicíos normais da atividade profissional.

10:57 há 7 horas

Julgamento avança

Estão a ser lidos os crimes dos quais os 16 arguidos estão acusados. 

Pub
10:48 há 7 horas

Arguido não marca presença

José Bernardo dos Santos Martins não está presente no tribunal. Defesa alega que este está doente e foi apresentado um requerimento da sua parte. Julgamento vai avançar, apesar da ausência do arguido. Vai ter de marcar presença na sessão da próxima terça-feira.

10:43 há 8 horas

Toma a palavra o juiz

Vão ser apresentados os arguidos e os respetivos advogados. Próximas sessões decorrem no Tribunal Militar e vão arrancar às 9h.

10:37 há 8 horas

Arranca o julgamento

Primeira sessão decorre no Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa. 

Pub
10:04 há 8 horas

Fernando Tavares também já está no Supremo

Antigo vice-presidente do Benfica está acusado de um crime de recebimento indevido de vantagem .

09:31 há 9 horas

Chegadas a tribunal

Luís Filipe Vieira, Rui Rangel e José Veiga já estão no interior do tribunal. Questionado sobre se reitera a sua inocência, Rui Rangel atirou aos jornalistas antes de entrar no Supremo Tribunal de Justiça: "Total e absoluto".

 Fátima Galante e Vaz das Neves também já se encontram no interior.

A carregar o vídeo ...
Chegadas a tribunal
08:18 há 10 horas

Outros arguidos

O empresário de futebol José Veiga, o oficial de justiça Octávio Correia, o advogado José Santos Martins e o seu filho Bernardo Santos Martins, são alguns dos outros arguidos, a par de Bruna do Amaral, ex-namorada de Rui Rangel. 

O processo Operação Lex foi conhecido em 30 de janeiro de 2018, quando foram detidas cinco pessoas e realizadas mais de 30 buscas e teve origem numa certidão extraída do caso Operação Rota do Atlântico, que envolveu o empresário de futebol José Veiga, suspeito de crimes de corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais, fraude fiscal e tráfico de influências.

Já esta semana, a propósito do arranque do julgamento, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) que, embora não seja positivo um juiz ser julgado, tal "significa que o sistema de justiça funciona".

Pub
08:18 há 10 horas

Rui Rangel expulso da magistratura

Enquanto decorria a investigação, o Conselho Superior da Magistratura decidiu expulsar Rui Rangel da magistratura e colocar Fátima Galante em aposentação compulsiva. Já Vaz das Neves jubilou-se em 2016 e foi substituído por Orlando Nascimento, que também já abandonou o cargo. Rui Rangel está acusado de corrupção passiva para ato ilícito, abuso de poder, recebimento indevido de vantagem, usurpação de funções, fraude fiscal e falsificação de documento e Fátima Galante de corrupção passiva para ato ilícito, abuso de poder, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Vaz das Neves responde por corrupção passiva para ato ilícito e abuso de poder, enquanto Luis Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, e que perdeu no passado fim de semana a possibilidade de voltar a ser eleito para esse cargo, está acusado de recebimento indevido de vantagem.

08:17 há 10 horas

Vantagens indevidas

A julgamento chegam apenas 16 dos 17 arguidos, uma vez que morreu entretanto o empresário Ruy Carrera Moura, acusado no processo por um crime de corrupção ativa para ato ilícito. A acusação do MP foi conhecida em setembro de 2020, tendo o inquérito/investigação da 'Operação Lex' sido efetuado pela procuradora-geral adjunta junto do STJ Maria José Morgado, centrando-se na atividade desenvolvida pelos ex-desembargadores Rui Rangel, Fátima Galante e Luis Vaz das Neves -- que, segundo a acusação, utilizaram as suas funções na Relação de Lisboa para obterem vantagens indevidas, para si ou para terceiros, que dissimularam. Segundo uma nota da Procuradoria-Geral da República, para que fosse garantido o pagamento das vantagens obtidas pelos acusados, num montante superior a 1,5 milhões de euros, foi requerido na altura o arresto de património.

08:16 há 10 horas

Novo coletivo de juízes

A 14 maio passado, o STJ nomeou um novo coletivo de juízes para o julgamento do processo Operação Lex, depois de o juiz conselheiro relator Jorge dos Reis Bravo ter pedido a reforma. Com a jubilação, o STJ realizou a 13 de maio um sorteio eletrónico e foi escolhido um novo coletivo composto pelo conselheiro relator José Piedade e pelos juízes conselheiros adjuntos Ernesto Nascimento e Jorge Gonçalves - dois destes juízes já integravam o anterior coletivo.

Pub
08:15 há 10 horas

Instrução e recursos

O processo, tornado público em 2018, passou por uma fase de instrução, com decisão em dezembro de 2022, e por recursos de arguidos, que contestaram a composição do coletivo de conselheiros, como foi o caso do ex-desembargador Rui Rangel, assim como recursos, nomeadamente do Ministério Público (MP), a contestar que o processo pudesse vir a ser separado em duas partes, uma das quais julgada em tribunal de primeira instância, tendo o STJ reconhecido razão ao MP.

08:14 há 10 horas

16 arguidos

O julgamento da 'Operação Lex' arranca esta quarta-feira no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), levando a tribunal 16 arguidos, entre os quais os ex-juízes desembargadores Rui Rangel e Vaz das Neves, e o ex-presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira. A data do arranque do julgamento deste processo foi conhecida no final de setembro, quando o STJ informou que as restantes sessões do julgamento, agendadas para as terças-feiras e quartas-feiras das próximas semanas, vão decorrer no Tribunal Militar de Lisboa, no Campo de Santa Clara.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Nvidia torna-se a primeira "five-trillion dollar baby"

A escalada nas ações da fabricante de "chips" para a Inteligência Artificial (IA) parece não ter fim à vista. A empresa liderada por Jensen Huang tornou-se hoje a primeira cotada a valer mais de cinco biliões de dólares.

Notícias
Notícias Mais Vistas