Os 41 anos do Sergeant Pepper’s

Os 41 anos do Sergeant Pepper’s
Os 41 anos do Sergeant Pepper’s

Barack Obama é do West Ham. So what? Eric Clapton é do WBA, Phil Collins é do Tottenham, Sting é do Newcastle, Elvis Costello é do Liverpool, Will Ferrell é do Chelsea, Tom Hanks é do Aston Villa, Kevin Costner é do Arsenal, Sylvester Stallone é do Everton. E é aqui que queria chegar. Ao Everton, de Liverpool, a cidade dos Beatles.

Faz 41 anos que o Sargento ensinou a banda mais famosa de sempre a tocar. Foi há 41 anos que os quatro Beatles lançaram o álbum mais significativo da história do rock. A maioria dos especialistas considera desse modo o Sgt Pepper’s e por várias razões: a música (genial, vanguardista), a arte (a capa do disco, os acessórios), o conceito (um disco que se via como uma unidade) e pequenos detalhes (os assobios só audíveis para os cães) próprios da lúdica genialidade beatle.

A obra-mestra só foi lançada em Junho de 1967. E mudou tudo. E o que faz Sgt Pepper’s no Record? Não sabiam que há três desportistas na capa, misturados entre Poe, Dylan, Brando, Einstein, Marx... Bem, vamos ajudá-lo a descobri-los.

Albert Stubbins

Os Beatles não eram muito “futeboleiros”, mas sabe-se que Paul McCartney é adepto do Everton, rival do Liverpool (os quatro Beatles são daí), e até se falou de uma doação de 100 milhões de libras da sua parte aos toffees há coisa de 10 anos. Verdade ou não esta última curiosidade, os seus tios levavam um jovem McCartney de 15 em 15 dias a Goodison Park, o estádio dos azuis (onde Simões marcou o único golo de cabeça da carreira, ao Brasil, e onde Eusébio marcou quatro à Coreia do Norte, no Mundial’66), e ali surgiu a simpatia pelo Everton.

Aliás, ele levou John Lennon a ver a final da Taça de Inglaterra (a competição mais antiga do mundo), em 1966, quando o Everton ganhou ao Sheffield Wednesday por 3-2, em Wembley, e foi sozinho à decisão de 1968, perdida para o WBA por 1-0. Contudo, o único futebolista que tem o privilégio de aparecer na capa do disco é Albert Stubbins, um dos máximos ídolos do Liverpool. Quem o elegeu foi Paul, porque tratava-se do herói do seu pai.

Sonny Liston

Cada Beatle elaborou uma lista de personalidades, sem critério definido, para posar na capa da Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta. A ideia, concebida por Paul, passava por libertar-se dos Beatles (a Beatlemania já cansava o próprio quarteto) e converter-se numa outra banda, fictícia. E a capa transformar-se-ia num símbolo da arte pop.

Quem a realizou foi o lendário artista inglês Peter Blake, que também desenhou a capa de “Stop the Clocks”, dos Oasis (brilhantes discípulos dos Beatles). Foi Blake quem visitou o Madame Tussaud em Londres, o museu de cera mais famoso do mundo, para formar a capa dos Beatles, mais a estátua de Sonny Liston, o pugilista que perdeu a coroa mundial para Muhammad Ali em Fevereiro de 1964 e cuja figura de cera ia ser derretida.

Coincidência ou não, os Beatles, aquando da primeira digressão nos EUA, conheceram Liston na véspera desse famoso combate, num domingo, em Miami, durante um show televisivo de Ed Sullivan. Um par de minutos depois dos Beatles começarem a tocar, Liston, sem saber que estava a ser filmado e com o microfone no ar, deu uma cotovelada no seu empresário (Harold Conrad) e sussurrou-lhe: “São estes os filhos da puta que fazem sucesso na Europa? O meu cão toca melhor que aquele narigudo da bateria [Ringo Starr].”

Sonny em grande. Mas este atrevimento valeu-lhe entrada directa na capa do disco. E o que é feito da figura de cera? Está em casa de Peter Blake.

Johnny Weissmüller

O terceiro desportista do Sgt. Pepper’s é um pentacampeão olímpico de natação: Johnny Weissmüller, mais conhecido pela sua interpretação em 12 filmes do Tarzan. O nadador brilhou nos JO’24 (Paris) e JO’28 (Amestredão) e nunca perdeu uma única corrida na carreira. E, segundo consta, Weissmüller oculta o rosto de... Adolf Hitler, tapado para evitar controvérsias.

Dois desportistas estiveram na lista mas foram descartados à última hora: Dixie Dean, grande ídolo do Everton, onde jogou 13 anos e marcou 349 golos, e Billy Liddell, 22 anos no Liverpool, com 229 golos.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas