Os três grandes no Facebook: FC Porto continua na liderança da rede

Barómetro entre 2 e 8 de novembro

O FC Porto lidera o envolvimento dos adeptos no Facebook. O Benfica segue na segunda posição, enquanto o Sporting ocupa o terceiro lugar na competição virtual. Os portistas produziram 44% das mais de 390 mil interações registadas, entre 2 a 8 de novembro, na maior rede social do mundo. Os benfiquistas criaram 34% do total e os sportinguistas, 22%. Esta foi uma semana favorável aos três clubes, embora os portistas assumam a maior taxa de crescimento (47%), os benfiquistas (23%) e os sportinguistas com apenas (1,8%).

Este período foi marcado por dupla jornada (Liga NOS e competições europeias), o que permitiu um crescimento do índice geral de envolvimento em 26 %, na comparação com o último barómetro.

Os dragões (89) assumiram a liderança do número de publicações na rede, as águias (52) e os leões (35).

O Sporting (4) lidera o TOP 10 das publicações com mais ‘gostos’ do período. Porto e Benfica igualam o número de publicações deste top, com (3) para cada um.

Os dragões tiveram o post com mais ‘gostos’ da semana (cerca de 8,6 mil), uma publicação que indica o final do jogo entre FC Porto e o FC Lokomotiv, que se traduziu numa vitória expressiva por (4-1). O post com mais ‘gostos’ dos de alvalade (cerca de 7,8 mil) assinala o final do encontro nos Açores, num jogo em que Sporting consegue uma reviravolta e vence o Santa Clara por (1-2). Já os benfiquistas receberam (cerca de 6,6 mil) ‘gostos’ num post em que o clube assinala o aniversário do homem que o sonhou, Cosme Damião: "Parabéns, Pai!", escreveram as águias.

Os portistas (153 mil) também encabeçam o número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo, à frente das águias (118 mil) e dos leões (83 mil). Em relação ao último período em análise o número de reações subiu cerca de 32 mil.

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

Autoria de Célia Gouveia e Branco Di Fátima, desenvolvido no Laboratório de Ciências de Comunicação (LCC-IUL) em associação com CIES-IUL. Coordenação científica de Gustavo Cardoso.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0