Resposta de Wall Street foi extremamente penalizadora, com as ações a afundarem
No primeiro dia de negociação após o anúncio das tarifas recíprocas da Administração Trump, a resposta de Wall Street foi extremamente penalizadora, com as ações a afundarem e os investidores a procurarem ativos de refúgio.
O abrangente índice S&P 500 tombou 4,75% para 5.401,77 pontos, registando o pior dia de negociação em quase cinco anos e perdendo cerca de 2 biliões de dólares em capitalização de mercado. O industrial Dow Jones recuou 3,98% para 40.545,93 pontos e o Nasdaq afundou 5,97% para 16.550.61 pontos – as maiores quedas desde setembro de 2022 e março de 2020, respetivamente.
O S&P entrou ainda em terreno de correção, descendo para o nível mais baixo desde que Trump foi eleito, em novembro. O índice caiu cerca de 12% face ao recorde atingido em fevereiro.
Entre os principais movimentos de mercado, a Apple, que fabrica grande parte dos iPhones na China, afundou 9,25%, enquanto o restante setor tecnológico não escapou ao sentimento negativo: a Tesla perdeu 5,52% e Nvidia recuou 7,82%.
Relacionadas
O mercado reagiu negativamente ao anúncio de tarifas pela administração Trump, na quarta-feira, sobre dezenas de países, que podem ir de uma taxa básica de 10% até valores mais elevados, como de 20% para a UE e de 34% para a China (a que se somam os 20% já aplicados sobre bens chineses).
O objetivo é eliminar as práticas comerciais que a administração Trump considera injustas e compensar as barreiras à entrada dos produtos dos EUA, arrecadando ao mesmo receitas fiscais e fomentando a reindustrialização do país.
Contudo, os analistas alertam para as consequências, como uma possível aceleração da inflação e uma entrada em recessão. "Este é o pior cenário para as tarifas", refere Mary Ann Bartels, da Sanctuary Wealth, à Bloomberg. "Se estas tarifas continuarem, a economia vai abrandar. Se vai ser uma recessão ou não, é claro que a economia encaminha-se para uma recessão nos EUA e por todo o mundo", refere.
Os mercados estão atentos agora ao relatório do emprego dos EUA e a um discurso do presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, sobre o "outlook" económico, agendados para sexta-feira, que poderão dar mais pistas de negociação aos investidores depois da derrocada das ações desta quinta-feira.
Em Lisboa, 76 restaurantes (como o Bistro 100 Maneiras e o Ryoshi) ficam com menus a €25 e €35.
Ao abrigo do Regulamento dos Serviços Digitais
Descubra para que servem as almofadinhas e como pode protegê-las.
A demissão ocorreu na sequência de uma reunião entre Sérgio Janeiro e Ana Paula Martins.
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos