Inovação e desejo de mudança ao longo dos quase 12 anos de liderança do Vaticano
Francisco, o 266.º Papa da Igreja Católica que morreu esta segunda-feira, teve um pontificado marcado pela inovação e desejo de mudança ao longo dos quase 12 anos de liderança do Vaticano.
Eis algumas das principais datas da vida e obra do jesuíta Jorge Mario Bergoglio, eleito Papa a 13 de março de 2013:
- 17 de dezembro de 1936: Nasceu em Buenos Aires Jorge Bergoglio, filho de imigrantes italianos na Argentina, com origens em Génova.
- Março de 1958: ingressou no noviciado da Companhia de Jesus.
- 13 de dezembro de 1969: ordenado sacerdote na Companhia de Jesus.
- 20 de maio de 1992: nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires, por João Paulo II. E em 1998 chega a arcebispo.
- 21 de fevereiro de 2001: Elevado a cardeal por João Paulo II
- 13 de março de 2013: Jorge Bergoglio foi eleito Papa, sucedendo a Bento XVI, que havia resignado ao cargo. Tomou o nome de Francisco, em homenagem a Francisco de Assis, considerando, no seu primeiro discurso que os "cardeais foram buscar [um bispo para Roma] quase ao fim do mundo". Na ocasião recusou as vestes ornamentais do seu antecessor e recusou viver na residência papal.
- 19 de março de 2013: Na primeira missa, Francisco deu um sinal do seu pontificado, percorrendo a praça de São Pedro num veículo descapotável, de onde desceu várias vezes para saudar fiéis. Na cerimónia estavam vários representantes políticos e religiosos, entre os quais o patriarca de Constantinopla, igreja ortodoxa oriental que rompeu com Roma no cisma do oriente. No seu discurso, Francisco disse que um Papa é alguém que deve "pôr os seus olhos no serviço da humildade" e recomendou aos políticos presentes que defendam os mais pobres e o meio ambiente.
- 13 de abril de 2013: Criou o Conselho de Cardeais, para iniciar as reformas da Cúria Romana, o governo da Igreja, e nomeou Óscar Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa (Honduras) como presidente e o atual prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Marcello Semeraro, para primeiro secretário.
- 26 de junho de 2013: Criada comissão para investigar o Instituto para as Obras de Religião, conhecido como Banco do Vaticano. Em outubro iria aprovar uma legislação para impedir a lavagem de dinheiro e pediu ajuda às autoridades fiscais italianas para investigar o caso.
- 19 de junho de 2013: Primeira encíclica do Papa, "Lumen fidei" (a luz da fé), que completa a trilogia iniciada por Bento XVI sobre as virtudes teologais, as primeiras sobre a esperança e caridade.
- 08 de julho de 2013: Primeira viagem pastoral de Francisco, que escolheu a ilha de Lampedusa, onde se reuniu com imigrantes africanos recém-chegados.
- Agosto de 2013: Jornadas Mundiais da Juventude no Rio de Janeiro. O programa incluiu a visita ao santuário da Virgem da Aparecida, padroeira dos brasileiros, e a uma favela.
- 31 de agosto de 2013: Nomeou o arcebispo Pietro Parolin como secretario de Estado do Vaticano, cargo que ainda ocupa, sucedendo a Tarcisio Bertone, um cardeal nomeado por Bento XVI e ligado ao escândalo Vatileaks.
- 25 de novembro de 2015: Discurso no Parlamento Europeu, onde pediu o tratamento digno dos imigrantes que procuram o continente.
Relacionadas
- 24 de maio de 2015: Assinada a segunda encíclica, "Laudato Si" (Louvados sejas), com críticas ao consumismo e ao desenvolvimento irresponsável, fazendo um apelo à mudança para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.
- 08 de dezembro de 2015: Início das celebrações do Jubileu da Misericórdia, um ano santo da igreja católico, uma decisão extraordinária de Francisco, para assinalar a importância do apoio aos mais pobres por parte dos fiéis.
- Julho de 2016: Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia. O líder da igreja visitou o campo de concentração de Auschwitz, onde se reuniu com sobreviventes do Holocausto.
- Maio de 2017: Francisco participou nas celebrações dos 100 anos das aparições marianas da Cova da Iria, em Portugal, onde preside à canonização de Francisco e Jacinta Marto, elevados a beatos por Bento XVI. Nesse mesmo dia, referiu que o Vaticano tinha dois mil casos de abusos sexuais para investigar.
- Agosto de 2018: Visita à Irlanda, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias, mas tendo como pano de fundo os abusos sexuais por membros do clero, envolvendo milhares de vítimas. Nessa ocasião, o arcebispo Carlo Maria Viganò, um dos principais líderes conservadores da Igreja e que foi depois excomungado, acusou o Papa de ter protegido o ex-cardeal americano Theodore McCarrick, condenado por abusos sexuais.
- Janeiro de 2019: JMJ, no Panamá.
- Setembro de 2019: Francisco visita Moçambique, numa viagem apostólica pela África Oriental. No país, celebrou uma missa no estádio nacional do Zimpeto, em Maputo.
- 27 de março de 2020: Na praça de São Pedro, numa oração coletiva para enfrentar a pandemia do coronavírus, Francisco deu, uma bênção "urbi et orbi", dirigida à cidade de Roma e ao mundo inteiro.
- 24 de setembro de 2020: Papa aceitou a renúncia do cardeal Giovanni Angelo Becciu do cargo de prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, por acusações de corrupção.
- 03 de outubro de 2020: Assinatura da terceira encíclica "Fratelli tutti" (Todos irmãos) dedicada à fraternidade a amizade entre povos e cultura, na sequência de uma reunião, a 04 de fevereiro de 2019, com o imã de Al-Azhar (a grande universidade islâmica do Cairo), Ahmed el-Tayeb, onde assinou uma carta de princípios sobre a "Fraternidade Humana para a Paz e Coexistência Mundial".
- 05 de março de 2021: Primeira visita do líder da Igreja ao Iraque, que vive mais uma onda de violência religiosa, tendo estado reunido com al-Sistani, líder dos xiitas iraquianos.
- 29 de outubro de 2021: Audiência com o Presidente norte-americano, Joe Biden, a quem deu a comunhão, apesar de o político ser favorável à legalização do aborto, o que contrariou a posições dos setores católicos conservadores dos EUA, liderados por Raymond Burke.
- Fevereiro de 2022: Depois da invasão russa da Ucrânia, Francisco fez vários apelos á paz, reuniu-se com responsáveis políticos e procurar apresentar o Vaticano como mediador, até hoje sem sucesso.
- 05 de junho: Entrou em vigor a constituição apostólica 'Praedicate evangelium', promulgada a 19 de março, que reforma a Cúria Romana, extinguindo vários organismos e criando Dicastérios, que passam a funcionar como departamentos ministeriais do Vaticano. É nesse contexto que o português Tolentino de Mendonça assume as funções de prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação.
-31 de dezembro de 2022: Morre de Bento XVI. Francisco presidiu às celebrações fúnebres a 05 de janeiro.
- Agosto de 2023: Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, com a visita do Papa. Francisco esteve na capital portuguesa e realizou uma breve visita ao santuário de Fátima.
- 18 de dezembro de 2023: Publicada a declaração "Fiducia supplicans" (Suplicando a Confiança), pelo Dicastério para a Doutrina da Fé que aborda as chamadas "relações irregulares", vínculos monogâmicos de pessoas que não casaram pela igreja. Os padres passaram a ter permissão de realizar bênçãos a casais do mesmo sexo, mas também casais do sexo oposto que ainda não são casados, sem que isso signifique que as relações passem a ser abençoadas. Esta decisão foi criticada por conservadores e por progressistas, gerando uma das polémicas do pontificado de Francisco.
- 17 de janeiro de 2024: Na sequência da declaração "Fiducia supplicans", Francisco abordou o prazer sexual numa audiência geral, criticando a pornografia e recordando que o "no cristianismo não há condenação do instinto sexual".
- 14 de junho de 2024: Francisco participou na cimeira do G7 e, no mesmo dia, recebeu mais de uma centena de humoristas de todo o mundo, entre os quais os portugueses Ricardo Araújo Pereira, Joana Marques e Maria Rueff.
- 02 de setembro de 2024: aos 87 anos, fez a sua viagem apostólica mais longa, pelo Sudeste Asiático e Oceânia, tendo visitado Timor-Leste, onde celebrou uma eucaristia com 600 mil pessoas.
- 24 de outubro de 2024: publicada a quarta encíclica, "Dilexit nos" (Ele amou-nos), sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
- 29 de outubro de 2024: Publicado o primeiro relatório sobre proteção de menores contra agressões sexuais na Igreja.
- 24 de dezembro. Início formal do Jubileu (ano santo) de 2025, com a abertura da porta santa da Basílica de são Pedro.
- 01 de janeiro: Nomeada a freira Simona Brambilla para prefeita do Dicastério para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedade de Vida Apostólica, a primeira mulher à frente de um dos ministérios da Cúria Romana.
Terramoto deu-se pelas 00h38
Marca anunciou ainda um novo ecossistema de produtos no evento de lançamento
Ator, que interpreta Dominic Toretto na saga, publicou fotografia com o craque
Caso remonta a dezembro do ano passado. Companheira queixa-se de agressão e sequestro
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam