Prognóstico continua a ser reservado
O Papa Francisco continua em estado crítico, mas estável, ao entrar no 12.º dia de internamento no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia nos dois pulmões, informou esta terça-feira o Vaticano.
"As condições clínicas do Santo Padre permanecem críticas, mas estáveis. Não se registaram episódios respiratórios agudos e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis", refere o boletim médico divulgado hoje à noite pelo Vaticano.
O Papa Francisco está a receber oxigénio e a ligeira insuficiência renal que sofreu no domingo "não é motivo de preocupação".
Segundo o Vaticano, o Papa, de 88 anos, foi submetido a uma tomografia computadorizada para verificar o estado da infeção pulmonar, mas os resultados do exame ainda não foram divulgados.
Os médicos afirmam que o prognóstico continua a ser reservado.
"De manhã, depois de ter recebido a Eucaristia, retomou as suas atividades profissionais", referiu o Vaticano.
De acordo com a Santa Sé, Francisco estava hoje suficientemente bem para se reunir no Hospital Gemelli, em Roma, com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e respetivo adjunto para aprovar novos decretos de candidatos a possíveis santos.
Na segunda-feira à noite, os médicos haviam dito que Francisco continuava em estado crítico com pneumonia dupla, mas relataram uma "ligeira melhoria" em alguns resultados laboratoriais.
No boletim mais otimista dos últimos dias, o Vaticano disse que Francisco tinha retomado o trabalho a partir do seu quarto de hospital, telefonando para uma paróquia na cidade de Gaza com a qual tem mantido contacto desde o início da guerra.
No domingo, o Vaticano disse que o Papa continuava em estado crítico e que alguns exames de sangue indicavam uma insuficiência renal leve, mas sob controlo.
O Papa Francisco foi hospitalizado em 14 de fevereiro, na sequência de uma pneumonia nos dois pulmões e teve uma crise respiratória na sexta-feira, que agravou o seu estado de saúde.
Nome do antigo craque do Barcelona foi retirado do proces
Para reforçar o protocolo de colaboração entre os dois organismos
Jornadas SPAT 2025 contam com a participação de ex-jogadores como Pepe, Domingos, Nuno Gomes, Vítor Paneira, Bruno Alves e Hélder Postiga
A Oeiras Viva volta a convidar tutores e patudos para uma manhã diferente, dia 21 de dezembro, às 10.
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam