Óbito
José Maria de Freitas Pereira, que ficou conhecido no futebol português por Pedras, faleceu ontem em Lisboa, aos 75 anos de idade, vítima de doença prolongada. A antiga glória do Vitória de Setúbal chegou ao emblema do Sado em 1966 oriundo do Benfica, incluído num ‘pacote’ de jogadores a par de Arcanjo e Guerreiro, um trio que viajou do Estádio da Luz para o Bonfim como contrapartida na transferência que levou o Magriço Jaime Graça para os encarnados.
Nas duas épocas em que vestiu a camisola vitoriana, o médio ajudou o clube a terminar o campeonato de 1966/67 e 1967/68 na 5ª posição. Desempenhou ainda um papel importante na receção a jovens valores como, por exemplo, Tomé, que lhe chamava carinhosamente ‘Padrinho’.
O nome de Pedras ficou também para a história em Setúbal, por ter participado em duas finais da Taça de Portugal. Na primeira, a que ficou para a história como a mais longa por ter durado 144 minutos, os sadinos venceram a Académica (3-2) após dois prolongamentos. Em 1968, o jogador voltou a ser titular no jogo decisivo da Taça de Portugal e até marcou um golo na final com o FC Porto, mas não conseguiu evitar a derrota sadina (2-1) no Jamor.
Natural de Guimarães, Pedras começou por representar o Vitória da sua terra natal, acabando depois por rumar ao Benfica, onde permaneceu quatro épocas antes da transferência para Setúbal. A qualidade evidenciada no Bonfim captou a atenção do Sporting, emblema onde alinhou entre 1968/69 e 1970/71. Ao longo da carreira, contabilizou oito internacionalizações (três na Seleção AA, uma na B e quatro nos sub-18) – tendo marcado dois golos de quinas ao peito –, a últimas das quais a 17 de dezembro de 1967 no empate (0-0) diante da Bulgária, na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 1968.
No escalão principal do futebol português, Pedras vestiu ainda a camisola do Atlético nas duas temporadas seguintes, tendo pendurado as chuteiras na Tapadinha, em 1973, depois de disputar 11 partidas nesse campeonato.
O antigo jogador vai estar em câmara ardente a partir das 18 horas de hoje, na Igreja da Amora, no Seixal. O funeral realiza-se amanhã de manhã (hora por definir) no cemitério da Amora. À família enlutada, Record apresenta sentidas condolências.
Os felinos são 'experts' em comunicação não verbal, e compreender o que eles querem dizer pode fazer toda a diferença
Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas eleições
A partir de segunda-feira, 13, a gasolina não terá alterações no valor, rondando os 1,701 euros por litro
Pode ser sinal de afeto, uma chamada de atenção ou um alerta de saúde
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos