Secretário-geral do PS diz que o primeiro-ministro "falha sempre na resposta à crise", mas "nunca falha na propaganda"
O secretário-geral do PS acusou esta terça-feira o Governo de fazer propaganda e de falhar no dever de proteger e informar os cidadãos em tempo útil na sequência do apagão de segunda-feira.
"Tivemos um apagão no Governo central. Uma ausência de liderança, de orientação, de apoio, quando o país mais precisava. Recordo que o responsável máximo da Proteção Civil é o primeiro-ministro. Durante horas, milhões de pessoas ficaram sem acesso a informação fiável, sem orientações claras, quando o que se esperava era uma resposta célere e eficaz", afirmou Pedro Nuno Santos, numa conferência de imprensa na sede do PS, em Lisboa.
O secretário-geral do PS considerou que o executivo falhou "na comunicação e falhou sobretudo no seu dever de proteger e informar os cidadãos" no momento "em que a confiança nas instituições é mais necessária do que nunca".
Pedro Nuno Santos criticou também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, pela visita à Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, na noite de segunda-feira, caracterizando essa ida como um ato de propaganda durante um momento de crise ao qual, considerou, não soube dar resposta: "O Governo falha sempre na resposta à crise, nunca falha na propaganda".
O líder socialista sustentou que, na primeira comunicação feita ao país, ao início da tarde, Montenegro "falou, mas não disse nada de relevante" e que "pudesse serenar as dúvidas e incertezas das pessoas", acrescentando que a Proteção Civil, sob orientação do Governo, deveria ter feito recorrido à rádio, com comunicações de hora em hora, para dar novas informações sobre o caso.
"As experiências dos últimos meses já mostraram quão incompetente este Governo é na gestão dos momentos de crise. O que ontem se viveu fez-nos lembrar os incêndios de 2024 e a mais recente crise no Inem. Momentos críticos em que o Governo desapareceu", acusou.
O balanço do mês de outubro do canal NOW é de 1,8% de share e 39100 espectadores a cada minuto do dia.
Óbito foi declarado este sábado pelas 7h00
Família faz apelo para pistas sobre paradeiro de Hugo Fernandes, de 25 anos
Audiência total do canal do Correio da Manhã aproxima-se dos 3 milhões de espectadores por dia
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest