Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Secretário-geral do PS diz que o primeiro-ministro "falha sempre na resposta à crise", mas "nunca falha na propaganda"
Seguir Autor:
O secretário-geral do PS acusou esta terça-feira o Governo de fazer propaganda e de falhar no dever de proteger e informar os cidadãos em tempo útil na sequência do apagão de segunda-feira.
"Tivemos um apagão no Governo central. Uma ausência de liderança, de orientação, de apoio, quando o país mais precisava. Recordo que o responsável máximo da Proteção Civil é o primeiro-ministro. Durante horas, milhões de pessoas ficaram sem acesso a informação fiável, sem orientações claras, quando o que se esperava era uma resposta célere e eficaz", afirmou Pedro Nuno Santos, numa conferência de imprensa na sede do PS, em Lisboa.
O secretário-geral do PS considerou que o executivo falhou "na comunicação e falhou sobretudo no seu dever de proteger e informar os cidadãos" no momento "em que a confiança nas instituições é mais necessária do que nunca".
Pedro Nuno Santos criticou também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, pela visita à Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, na noite de segunda-feira, caracterizando essa ida como um ato de propaganda durante um momento de crise ao qual, considerou, não soube dar resposta: "O Governo falha sempre na resposta à crise, nunca falha na propaganda".
O líder socialista sustentou que, na primeira comunicação feita ao país, ao início da tarde, Montenegro "falou, mas não disse nada de relevante" e que "pudesse serenar as dúvidas e incertezas das pessoas", acrescentando que a Proteção Civil, sob orientação do Governo, deveria ter feito recorrido à rádio, com comunicações de hora em hora, para dar novas informações sobre o caso.
"As experiências dos últimos meses já mostraram quão incompetente este Governo é na gestão dos momentos de crise. O que ontem se viveu fez-nos lembrar os incêndios de 2024 e a mais recente crise no Inem. Momentos críticos em que o Governo desapareceu", acusou.
Rodrigo Costa diz que a rede de muito alta tensão resistiu graças à redundância, mas admite reparações que durarão meses
Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte
O caso de Garfield, de três anos, já gerou debate político, dividiu vizinhos e tornou o felino numa pequena estrela mediática
"Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável"
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno