O jogo particular Portugal-Brasil da próxima quarta-feira, no Estádio José Alvalade, registou o maior número de pedidos de acreditação de jornalistas desde o Mundial de sub-20, que decorreu em Portugal, em 1991.
Foram acreditados cerca de 400 pessoas, entre jornalistas de imprensa escrita, de televisão e rádio e repórteres fotográficos, sendo que mais de 25 por cento dos pedidos tiveram de ser recusados devido à falta de espaço, apurou a Lusa junto de fonte federativa.
Do Brasil foram acreditadas cinco estações de televisão, entre elas a Rede Globo, num total de 29 pessoas, 23 jornalistas de imprensa escrita de 13 órgãos de informação e 38 profissionais de rádio de 18 estações diferentes.
Quanto aos portugueses, o órgão de comunicação social que terá uma maior equipa de profissionais a cobrir o jogo será a TVI, com cerca de uma centena, uma vez que é o operador de televisão com os direitos de transmissão do encontro.
Segundo fonte da estação privada de televisão, a transmissão do jogo terá duas realizações, uma para Portugal e outra para o Brasil, através da TV Globo.
Para além da TVI, vão estar presentes maisfissionais de operadores de televisão nacional, nomeadamente da RTP, SIC, NTV e Sport TV. Está ainda previsto a transmissão do jogo para outros países europeus.
A imprensa escrita desportiva terá 90 profissionais na bancada de imprensa de Alvalade, entre jornalistas e repórteres fotográficos. Rádio Renascença, RDP e TSF são as três rádios nacionais que irão transmitir o relato do jogo, tendo sido recusada a presença de rádios locais dada a falta de espaço.
Em relação à imprensa estrangeira, foram acreditados 27 órgãos de comunicação social, dos quais o maior número é de jornalistas japoneses e sul-coreanos, interesse que se justifica pelo facto de os seus países serem os anfitriões do Campeonato do Mundo de Futebol de 2002, a realizar entre 31 de Maio e 30 de Junho.
Foram ainda acreditados 20 repórteres fotográficos estrangeiros de várias partes do mundo, e cinco operadores de televisão, num total de duas dezenas de pessoas.
Os pedidos de acreditação podiam ser feitos até 5 de Abril, ao CNID (Clube Nacional de Imprensa Desportiva) e à Federação Portuguesa de Futebol, e desta vez o elevado números de pedidos suplantou as expectativas.
Desde há onze anos, na final do Mundial de sub-20, no Estádio da Luz, em que Portugal derrotou o Brasil na marcação de grandes penalidades - encontro que contou com a presença de muitos jogadores que quarta-feira voltam a defrontar-se - que se atingia um número tão elevado de pedidos de acreditação para um jogo organizado pela FPF.
Dados da Nota Informativa (NI) do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários
Revelou o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários
São nutritivos, deliciosos e vão deixar os pets aí de casa a babar por mais.
Alerta entre sábado à noite e domingo de manhã
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense