O relatório concluiu que a interferência de Marcelo Rebelo de Sousa implicou contactos com pelo menos um hospital, com o filho e o envio do ofício para o gabinete do antigo primeiro-ministro, António Costa.
O relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital Santa Maria acusa o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de abuso de poder. Concluiu também que Nuno Rebelo de Sousa foi o "promotor da ilegalidade cometida".
O relatório refere que as crianças tiveram acesso prioritário ao medicamento Zolgensma por "influência política".
No documento, assinado pela deputada do Chega, Cristina Rodrigues, e entregue esta sexta-feira no Parlamento, pode ler-se que "ficou provado que não foi critério clínico que determinou a marcação da consulta, mas sim critério político".
Consta ainda que o "Presidente da República agiu de forma consciente e intencional, pois foi ele próprio que mandatou dois funcionários da casa civil para verificar a situação das gémeas".
O relatório concluiu, também, que a interferência de Marcelo Rebelo de Sousa implicou contactos com pelo menos um hospital, com o filho e o envio do ofício para o gabinete do antigo primeiro-ministro, António Costa.Perante estas conclusões, o relatório frisa que Marcelo Rebelo de Sousa, "ainda que inadvertidamente, pode incorrer na prática de abuso de poder".
Autor: Now
Terramoto deu-se pelas 00h38
Marca anunciou ainda um novo ecossistema de produtos no evento de lançamento
Ator, que interpreta Dominic Toretto na saga, publicou fotografia com o craque
Caso remonta a dezembro do ano passado. Companheira queixa-se de agressão e sequestro
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam