Relatório do caso das gémeas luso-brasileiras acusa Marcelo Rebelo de Sousa de "abuso de poder"

O relatório concluiu que a interferência de Marcelo Rebelo de Sousa implicou contactos com pelo menos um hospital, com o filho e o envio do ofício para o gabinete do antigo primeiro-ministro, António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa

O relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital Santa Maria acusa o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de abuso de poder. Concluiu também que Nuno Rebelo de Sousa foi o "promotor da ilegalidade cometida".

O relatório refere que as crianças tiveram acesso prioritário ao medicamento Zolgensma por "influência política".

No documento, assinado pela deputada do Chega, Cristina Rodrigues, e entregue esta sexta-feira no Parlamento, pode ler-se que "ficou provado que não foi critério clínico que determinou a marcação da consulta, mas sim critério político".

Consta ainda que o "Presidente da República agiu de forma consciente e intencional, pois foi ele próprio que mandatou dois funcionários da casa civil para verificar a situação das gémeas".

O relatório concluiu, também, que a interferência de Marcelo Rebelo de Sousa implicou contactos com pelo menos um hospital, com o filho e o envio do ofício para o gabinete do antigo primeiro-ministro, António Costa.Perante estas conclusões, o relatório frisa que Marcelo Rebelo de Sousa, "ainda que inadvertidamente, pode incorrer na prática de abuso de poder".

Autor: Now

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas